A secretaria de mobilidade urbana (Smmu) de Porto Alegre e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com operadores do transporte coletivo, montaram uma sala de crise para gerenciar o atendimento emergencial das pessoas atingidas pela enchente, oferecendo translado gratuito para saída das áreas de risco. As famílias são encaminhadas para abrigos ou pontos de referência, onde são resgatadas por amigos ou parentes.
A sala atende as demandas da Defesa Civil, Brigada Militar e Exército. Quem precisar do transporte para pessoas atingidas pela enchente pode acionar a central através do WhatsApp (51) 99169.3038. A equipe recebe a demanda e aciona a rede de apoio para dar os encaminhamentos necessários para o resgate. A partir desta quinta-feira, 9, os resgates também são realizados com caminhão e carro.
Desde o dia 2, quando começou a operação, mais de dez mil pessoas foram transportadas, sendo 6,5 mil para abrigos disponibilizados pela prefeitura. Os ônibus estacionam em locais próximos aos pontos de maior necessidade de resgate. No começo, era a Orla do Guaíba. Atualmente, a Arena do Grêmio, Viaduto Utzig, Sogipa e o Clube Geraldo Santana são os pontos de embarque.