Curitiba e a modelagem de concessão de transporte coletivo em tempos de descarbonização

O mercado está atento ao processo da nova concessão para o transporte coletivo da capital paranaense, e que tem leilão previsto já para o final do ano que vem

Curitiba já fez história com projetos inovadores, incluindo a criação do primeiro BRT do Brasil. Agora o mercado está de olho no processo da nova concessão para o seu transporte coletivo, e que tem leilão previsto já para o final do ano que vem. Arlindo Fernandes, sócio-diretor da Oficina, empresa líder do consórcio vencedor para o estudo dessa modelagem, fala sobre o desafio de compor eletrificação com descarbonização, viabilidade econômica e jurídica dentro do nosso contexto atual.

Análise das alternativas descarbonizantes dentro da realidade brasileira

Olímpio Álvares, da Comissão de Meio Ambiente da ANTP, dá uma aula sobre alternativas existentes para a descarbonização. O especialista lista prós e contras, compara TCO e up front costs em uma análise que inclui desde as versões modernas de trólebus adotadas recentemente na Europa, passando pela eletrificação via bateria, o hidrogênio, o biometano e até uma possível carona dos ônibus no combustível verde da aviação.

A tecnologia brasileira parte para a conquista do México

A Cittati é uma empresa com RG pernambucano, mas hoje faz parte do grupo global Modaxo e está aumentando sua presença em outros mercados. Kleber Kikunaga, o CEO da Cittati, detalha como a pandemia abriu novas rotas para a empresa, carimbando o passaporte da marca no México dos hombre-camións e ampliando a sua atuação no Brasil para o setor de fretados.

Informação com análise é no Podcast do Transporte.

Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify ou no seu agregador predileto.

Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br.

O Podcast do Transporte é um produto doDiário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP

Veja também