Márcia Pinna Raspanti, de Bogotá, Colômbia
O sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia, conta com 1.485 ônibus elétricos, com chassis fornecidos pela BYD e carrocerias da Marcopolo e da Busscar colombiana. A frota elétrica está distribuída em nove pátios (ou garagens) com infraestrutura específica para este tipo de operação. A eletrificação da frota teve início em 2017 com dois veículos em teste. Foram realizados dois processos de licitação, um em 2019 e outro em 2020.
A Technibus foi conhecer de perto a operação com ônibus elétricos da capital colombiana, a convite da BYD. A operadora La Rolita, que tem uma frota de 195 modelos elétricos, é a única do país a contar com um sistema de carregamento aéreo. A garagem exclusiva para os elétricos, que levou um ano e meio para ser construída, começou a operar em setembro de 2022. Hoje, a empresa atende 44 mil pessoas por dia, em dez linhas.
A garagem, a infraestrutura de carregamento e os ônibus são da VG Mobility. Já a La Rolita, que é uma empresa pública, faz a operação, sob a supervisão da Transmilenio, o órgão regulador do sistema transporte da cidade.
A energia elétrica chega em duas subestações, uma para abastecer a frota e outra para as demais necessidades do funcionamento do pátio. São cinco ilhas, 21 supercarregadores, 93 dispensadores e 183 mangueiras de abastecimento.
Com a operação elétrica da La Rolita, a frota deixa de emitir seis mil toneladas de CO² por ano. O abastecimento dos ônibus é feito à noite. O tempo de recarga pode variar de 1h30 até cinco ou sete horas, dependendo da quantidade de veículos. Uma curiosidade, 60% dos motoristas que trabalham na La Rolita são mulheres.
A frota elétrica da empresa La Rolita tem 195 ônibus elétricos