Porto Alegre: novos abrigos e linhas elétricas no terminal da avenida Borges

O local vai atender as duas linhas elétricas do projeto-piloto de eletromobilidade, que contará com 12 modelos elétricos que serão incorporados à frota da cidade

A prefeitura de Porto Alegre iniciou a substituição e instalação de novos abrigos de parada de ônibus no terminal da avenida Borges de Medeiros, próximo à estação Mercado do Trensurb. O local vai atender as duas linhas elétricas do projeto-piloto de eletromobilidade, entre outras, como as com destino à PUC e Campus Agronomia.

A qualificação faz parte das ações do programa Mais Transporte, com o objetivo de melhorar o serviço de transporte público prestado aos usuários do sistema municipal de transporte público e de circulação (SMTPC) do município de Porto Alegre.

“Em até cinco anos teremos mais de 1,5 mil abrigos novos na cidade. Juntamente com a gradual eletrificação da frota, vamos dar um importante salto de qualidade no atendimento ao usuário do transporte coletivo, tornando a cidade mais moderna e sustentável, sobretudo nos locais de embarque e desembarque”, destaca o secretário de mobilidade urbana, Adão de Castro Júnior.

No projeto-piloto, previsto para o primeiro semestre de 2024, as linhas 178.1 – Praia de Belas Elétrica – que vai do Terminal Azenha ao Centro via Borges de Medeiros – e a nova linha Integradora – que terá partida também na Azenha em direção ao Centro – vão utilizar 12 novos veículos elétricos que serão incorporados ao sistema de transporte da capital.

Parceria – 

O terminal Borges de Medeiros vai receber quatro novos módulos de abrigo, resultado de uma parceria entre a prefeitura e a concessionária Eletromidia. Até fevereiro de 2024, foram instalados 502 pontos, em 56 bairros, com a nova estrutura, — que oferece mais conforto, segurança e informação para a população. 

O mobiliário, que será implantado na calçada e no canteiro central, prevê piso podotátil, assentos, espaço para cadeirantes, iluminação artificial, três tomadas USB, proteção para vento e chuva e informações das linhas. A instalação das estruturas não tem custo para o município. 

Em contrapartida para instalação e manutenção dos abrigos, a concessionária tem direito de explorar publicidade em painéis conhecidos como Mobiliário Urbano Para Informação (MUPI).

Os abrigos com maior movimentação de linhas vêm recebendo painéis de próxima chegada, que informam em tempo real o deslocamento dos ônibus. Hoje, são 22 deles à disposição dos passageiros. Além disso, 70 paradas possuem painéis fotovoltaicos, que geram energia para a iluminação noturna, e 105 abrigos oferecem acesso wi-fi à internet 5G.

Veja também