Prefeitura de Aracaju abre consulta pública para licitação do transporte público da Grande Aracaju

A população terá até o dia 5 de abril para enviar contribuições, questionamentos e sugestões

A prefeitura de Aracaju (SE) disponibiliza, a partir desta sexta-feira, 22, uma consulta pública on-line para receber, da sociedade, contribuições referentes ao edital para licitação do serviço de transporte público da Grande Aracaju. Esta iniciativa faz parte do cronograma definido pelo Consórcio Metropolitano, composto pelos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e pelo Governo do Estado.

Acesse aqui o site.

O prefeito Edvaldo Nogueira convidou a população a participar da consulta pública, classificando-a como democrática e transparente, elementos essenciais para a concretização da licitação, que será histórica. “A nossa ideia é que, juntos, possamos alcançar o sistema de transporte público que os cidadãos merecem. O acesso é muito fácil: você entra no site da prefeitura, clica no banner e faz sua parte nesse processo, que será histórico para a nossa mobilidade urbana”, afirmou.

A população terá até o dia 5 de abril para enviar contribuições, questionamentos e sugestões, os quais serão analisados pela equipe da secretaria municipal de transporte e trânsito (SMTT) em conjunto com a assessoria da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Após esse período, será feito um compilado das informações, com todas as propostas que poderão ser incorporadas no edital.

Uma nova reunião do consórcio está prevista para o dia 15 de abril, oportunidade em que será apresentado o balanço das contribuições aos prefeitos e ao governador, além de discutir as alterações no edital. Uma semana depois, no dia 22, o edital será publicado para ampla concorrência das empresas de todo o Brasil interessadas.

Parâmetros

Em uma reunião realizada no dia 19 de março, o Consórcio Metropolitano do Transporte Coletivo definiu os parâmetros para a licitação, incluindo requisitos de tempo para renovação da frota e a divisão por lotes.

Entre as medidas já adotadas pelo consórcio estão o congelamento da tarifa e a concessão de um subsídio pela prefeitura da capital para o transporte público da região metropolitana, que atende diariamente 170 mil usuários, totalizando 3,5 milhões de passageiros

Veja também