BRT Sorocaba destaca a importância do uso consciente da água

Empresa faz consumo inteligente deste recurso natural reaproveitando água da chuva para limpeza interna dos terminais e para serviços de jardinagem

No Dia Mundial da Água (22/3), o BRT Sorocaba reitera compromisso com a sustentabilidade e a importância da economia de água e seu uso consciente. Em toda estrutura do sistema, cerca de aproximadamente 275 mil litros de água são reutilizados por mês.

Para um melhor aproveitamento dos recursos hídricos, a empresa adota como solução a água de reuso para os terminais e a garagem.  Nos terminais Vitória Régia (TVR) e São Bento (TSB) estão localizados dois reservatórios para captação de água das chuvas que auxiliam no consumo inteligente e, ainda, favorecem a diminuição de custo financeiro com a manutenção predial.

O TVR e o TSB possuem reservatório de 35 m³ e 40 m³, respectivamente, e toda água é destinada para a limpeza interna dos terminais e para serviços de jardinagem.

Para Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, fazer bom uso da água é preservar o hoje, mas também o amanhã. ”Pequenas ações somadas a um esforço coletivo fazem diferença. Quando cuidamos da água de forma responsável estamos contribuindo para todos. A água é um recurso essencial e precisamos aprender a preservar com a devida atenção e respeito”, frisa.

Na garagem, todos os ônibus quando chegam passam pelo processo de higienização e lavagem e, a água utilizada após o uso ganha uma nova vida, sendo reaproveitada no processo de umectação de piso com a finalidade de reduzir a poeira do pátio onde a frota fica estacionada.

Segundo Marcelo Del Corso, responsável pelo setor de Gestão Ambiental da BRT Sorocaba, devido ao baixo volume de chuvas e às altas temperaturas, a captação de água tem sido menor no último ano. “O calor tem sido intenso e as chuvas cada vez mais espaçadas, com isso, temos coletado bem menos do que o esperado. Este cenário nos mostra como o meio ambiente tem saído do seu ritmo natural. É um indicativo, para que nós, façamos um bom uso dos recursos, especialmente, da água. A terra é a nossa casa e a água é o que corre por ela, é símbolo de vida. Nós e todos os seres vivos somos parte dessa vida. Por isso, seguimos internamente conscientizando não somente do Dia Mundial da Água, mas sim, o ano inteiro”, diz.

LEIA TAMBÉM:

Economia de água da Viação Águia Branca é capaz de encher 12 piscinas olímpicas

Veja também

Por