Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Podcast do Transporte não dispensa as gentilezas, mas prefere colocar o foco na Niege Chaves, vice-presidente da Mobibrasil e sócia-fundadora da Primova, uma holding dedica à mobilidade que tem sob o seu guarda-chuva o aplicativo Cittamobi, a Uniq e ainda a Pagmob.
Formada em Administração de Empresas pela Federal de Pernambuco com especialização em gestão, Niege Chaves coordena cinco mil funcionários e transporta diariamente mais de meio milhão de passageiros espalhados por Recife, Sorocaba e São Paulo. E é do alto de mais de 30 anos de dedicação aos transportes que a empreendedora fala sobre a sua trajetória, seus vários projetos inovadores – como o BRT Sorocaba — e dos próximos passos nesta carreira tão bem-sucedida.
Edital da SPTrans volta, mas seguem os questionamentos.
A novela da licitação do Sistema de monitoramento e gestão operacional do transporte urbano da cidade de São Paulo (SMGO) ganhou capítulo novo: a SPTrans retomou o certame depois de uma parada feita para avaliar e responder os questionamentos que surgiram e que chegaram até a virar representação no Tribunal de Contas do Município.
Na sua resposta aos questionamentos feitos por uma representação, a SPTrans repete que as empresas que estão chiando não têm as certificações necessárias. Mas o caso é complicado e deve seguir sendo contestado nas barras da justiça. O advogado Guilhermo Glassman explica os problemas detectados e fala dos próximos passos desse drama.
Um prêmio para uma mudança de tom
Apesar de ser peça fundamental na vida de milhões de brasileiros e uma força motriz da economia do país, o transporte em massa de passageiros costuma aparecer no noticiário apenas como problema e, muito acertadamente, a FETPESP (Federação das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo) quer contribuir para a mudança desse tom.
Para isso, a entidade criou o Primeiro Prêmio Fetpesp de Comunicação e o Podcast do Transporte ouviu a Luciana Herszcowicz , representante da Federação, sobre as categorias, os prazos, os prêmios, os detalhes para quem quiser fazer a sua inscrição, e ainda os vários objetivos por trás desta bem-vinda iniciativa.
Ouvir o pulso
No sentido literal, o pulso é a onda que ocorre e percorre o corpo sempre que o coração bombeia uma nova leva de sangue para todos os recantos do nosso organismo. Ele é também um indicativo do estado geral da saúde de uma pessoa.
No mundo dos negócios, checar o pulso também nos dá o quadro de um setor, nos apontando caminhos e direções, permitindo que a gente faça uma breve escuta do que a concorrência anda pensando e fazendo, ficar sabendo sobre o que os nossos pares estão conversando, que movimentos as empresas estão fazendo, que tendências estão surgindo ou morrendo. E tudo isso abre espaço para você desenhar seu rumo, acertar os ponteiros, ter novos e poderosos insights.
Pois ouvir as edições semanais do Podcast do Transporte é isso: é ouvir o pulso do setor de transporte coletivo de passageiros, seja no contexto urbano, seja na amplitude das estradas. É ficar por dentro das ondas com episódios que ficavam à sua disposição 24 horas por dia tanto no nosso endereço fixo (podcastdotransporte.com.br) quanto no Spotify e outros agregadores de podcasts. Então, vem ouvir o pulso. Vem ouvir o Podcast do Transporte – toda quarta-feira tem episódio novo (e sempre grátis) à sua espera!