Marcopolo México anuncia produção nacional de ônibus elétricos e rodoviários

No ano em que comemora 25 anos de atuação em território mexicano, a companhia anuncia a fabricação do Torino elétrico e Paradiso G8, nas versões Paradiso 1200 e Paradiso 1350

Em comemoração aos 25 anos da Marcopolo México, a companhia reservou para a Expo Foro 2024, na Expo Bancomer Santa Fé, na Cidade do México, o anúncio da fabricação em solo mexicano dos veículos Torino elétrico e Paradiso G8, nas versões Paradiso 1200 e Paradiso 1350. A companhia apresenta também o Boxer, um modelo de ônibus com design exclusivo para o mercado local.

“Os 25 anos da Marcopolo no México é resultado de muito esforço, dedicação e empenho de todos os nossos colaboradores, aliados à confiança dos nossos clientes e parceiros, pois sem eles não teríamos alcançado esta marca”, destacou Lucas Brancher Gabardo, gestor-geral da Marcopolo México.

Os visitantes que passarem pelo estande da Marcopolo na Expo Foro 2024 vão conhecer dois modelos rodoviários da Geração 8, o Paradiso G8 1800 DD e Paradiso G8 1350 – sendo que o Paradiso 1350 será fabricado no México – e dois modelos urbanos, um Torino 100% elétrico, primeiro modelo elétrico produzido pela Marcopolo no país e a nova geração do Boxer.

A fabricante ainda terá sete unidades expostas em estandes de parceiros. No estande da Daimler, estarão um rodoviário Paradiso G8 1200, um urbano Torino convencional, com tecnologia Blue Euro 6 de emissões e um urbano Boxe, com novo design e o primeiro com tecnologia Mercedes-Benz Evolution/Euro 6. No estande da Scania, serão apresentados um Paradiso 1600 G8 e um Torino com motor traseiro. No estande da Volkswagen/MAN, um Torino Low Entry e um micro-ônibus Senior.

Novo Boxer Geração 4

Desenvolvido exclusivamente para o mercado mexicano, o ônibus modelo Boxer chega à quarta geração e é um dos modelos de maior sucesso no país. A nova versão conta com mudanças de design e estrutural, com linhas limpas e dinâmicas, consolidando a sua liderança ao introduzir um visual mais atraente e facilidade de manutenção.

Reconhecido pela superior qualidade, robustez, desempenho, economia e rentabilidade, o veículo ganhou novos para-brisa, com maior ângulo de visão, capô com novo desenho e maior inclinação, grade dianteira e conjunto ótico reestilizado, com as sinaleiras (dianteiras e traseiras) incorporadas e novos para-choques envolventes. No interior, o Boxer ganhou novo teto e novos acabamentos, mais confortável e ergonômico.

De acordo com Lucas Gabardo, a Marcopolo México já tem 400 pedidos em carteira do novo modelo, que começarão a ser entregues a partir de março. “Um dos pontos mais importantes do Boxer Geração 4 é o novo conceito de projeto, com estrutura mais leve e resistente, com novas ligas especiais de aço desenvolvidas por fornecedores locais. Essa evolução garante menor peso total do veículo e proporciona ganhos de eficiência, redução de consumo de combustível e emissões”, explica.

25 anos no México

A Marcopolo chegou ao México no início da década de 1990 e, desde 1999, conta com uma fábrica própria para produção de carrocerias de ônibus. A unidade de Garcia, localizada na cidade de Monterrey, no estado de Nuevo Leon, aplica tecnologia de ponta para a fabricação e montagem de carrocerias, com ergonomia, eficiência e produtividade, além de possuir o maior portfólio de produtos do mercado, desde um micro-ônibus até o rodoviário Double Decker.

Ao longo desses 25 anos, a Marcopolo produziu cerca de 37 mil unidades, tornando-se uma das líderes de mercado e alcançando marcas importantes. Entre elas, a celebração, em outubro de 2021, da fabricação do seu veículo 35 mil, uma unidade do modelo urbano Viale BRT; e em março do ano passado, o início de produção de dois modelos de micro-ônibus, o Grand Executive e o Grand Shuttle, que são os primeiros veículos desse porte concebidos para o mercado norte-americano no segmento de fretamento.

Veja também

Por