Carnaval aquece busca por viagens de ônibus

O Grupo Reunidas, de Santa Catarina, anunciou que vai incluir linhas extras principalmente para os destinos do litoral do estado e projeta crescimento de até 30% no período

A Reunidas, de Santa Catarina, espera um aumento de até 30% nas viagens de Carnaval, em comparação à temporada de 2023. Entre os principais fatores levados em consideração na escolha dos viajantes estão o preço e a segurança, de acordo com a empresa.

O gerente comercial do Grupo Reunidas, Jerry Weber, comenta que a expectativa se baseia nos bons resultados de janeiro e dezembro e na grande procura por passagens antecipadas. “Estamos muito otimistas para este Carnaval, quando esperamos registrar uma maior circulação de pessoas do que no ano anterior. E para absorver essa demanda crescente, já disponibilizamos em nossos eixos linhas rodoviárias com saídas extras, principalmente para os destinos do litoral”, comenta o Weber. 

As viagens de ônibus se apresentam como mais atrativas diante da alta de passagens aéreas em períodos festivos. Enquanto o deslocamento de avião se torna mais caro, os bilhetes para o translado sobre rodas não costumam sofrer grandes alterações. De acordo com um levantamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as passagens aéreas ficaram 47% mais caras em 2023, enquanto as de ônibus subiram 3,88% (interestaduais) e 5,12% (intermunicipais).

Segundo a  Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), as viagens interestaduais devem registrar crescimento de 45% neste Carnaval, em relação ao ano passado. A expectativa da associação é que três milhões de pessoas utilizem o ônibus para circular de um estado a outro durante o período. 

Em Santa Catarina, onde a Reunidas tem sede e está presente em todas as regiões, os destinos mais procurados são as cidades litorâneas, como a capital Florianópolis, Balneário Camboriú e Navegantes. O estado espera um faturamento de R$ 2,3 bilhões no Carnaval de 2024, conforme o que aponta um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em todo o Brasil, as festividades devem movimentar R$ 9 bilhões no setor turístico, de acordo com o mesmo estudo.

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