Ônibus elétricos da Mercedes-Benz devem entrar em operação em janeiro na capital paulista

Dos 50 veículos encomendados, 25 já estão prontos e estão recebendo a carroceria Caio Millennium e os 25 restantes serão entregues até o fim deste ano

Sonia Moraes

Os 50 ônibus elétricos eO500 U da Mercedes-Benz devem entrar em operação em janeiro do próximo ano, em São Paulo. Deste total, 25 veículos já foram entregues e estão sendo encarroçados na fábrica da Caio de Botucatu, no interior de São Paulo. Os 25 restantes serão entregues até o fim deste ano, segundo informou Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, durante o evento na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para apresentar à imprensa a linha de montagem dos novos ônibus elétricos.

São 40 unidades para Metrópole Paulista, oito para a MobiBrasil e dois para a Sambaiba, empresas que operam no sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. O diretor da Mercedes-Benz informou que hoje há mais de 15 municípios no país operando ônibus elétricos, mas com volumes bastante modestos. “A cidade de São Paulo é a que mais avançou na infraestrutura e a que terá um volume maior de veículos elétricos em operação.”

As operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo pretendem comprar mais de 500 ônibus eO500U – 300 unidades para a Sambaíba, 180 para a Metrópole e 68 unidades para a MobiBrasil. “A fábrica de São Bernardo do Campo tem capacidade produtiva suficiente para atender a demanda do Brasil”, disse Barbosa.

Os novos chassis de ônibus elétricos, o modelo urbano eO500U, já estão sendo produzidos em série na linha 4.0 da fábrica de São Bernardo do Campo. Um dos grandes diferenciais desse avançado processo produtivo é a flexibilidade da operação, com o novo modelo elétrico sendo produzido na mesma linha de montagem dos demais chassis de ônibus a diesel da marca, o que inclui micros LO, as linhas OF e O 500 de urbanos e rodoviários, além de articulados e superarticulados. Essa flexibilidade otimiza a programação e acelera o ritmo de produção, atendendo mais rapidamente aos pedidos dos clientes.

“O desenvolvimento do chassi elétrico foi feito no Brasil, onde está o centro de competência da marca, em parceria com a Alemanha para algumas tecnologias. Foram mais de 120 mil horas de engenharia no Brasil e 40 mil horas fora do Brasil”, revelou Sergio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina.

“Foram feitos quatro protótipos – um veículo roda no Brasil, um na Alemanha e outro na Turquia – e os testes são divididos de acordo com as expertises de cada país. Na Alemanha são testes elétricos; na Turquia, de durabilidade, e no Brasil de durabilidade, funcionais e de homologação”, detalhou Magalhães.

Na parte técnica de engenharia e de fábrica, houve uma grande qualificação, segundo Magalhães, para atualizar aos conceitos de ônibus elétricos. “Conciliamos o lançamento do ônibus elétrico com a renovação da linha de montagem e a fábrica foi planejada para ter perspectiva dos modelos que serão lançados nos próximos dez anos”, destacou.

“Cerca de 600 colaboradores foram treinados e estão capacitados para a produção do chassi de ônibus elétrico com toda segurança necessária, levando em conta as especificidades técnicas do novo produto e as características referentes à energia elétrica. Foi um processo longo, a transformação da engenharia e da fábrica durou quatro anos e o treinamento dois anos.”

O mais novo produto da linha O 500 é um modelo Padron 4×2 de piso baixo, para carrocerias de até 13,2 metros. Entre seus diferenciais está a autonomia de 250 km, a maior entre os ônibus elétricos no país. E também a maior capacidade de transporte de passageiros do segmento, segundo a Mercedes-Benz.

O sistema de recarga de baterias é do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. A nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.  

O conceito eletroeletrônico do veículo brasileiro segue parâmetros do ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Isso engloba baterias, direção elétrica, motores elétricos, eixos e outros itens.

“O eO500Ué uma solução que reforça o compromisso da Mercedes-Benz em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. É também um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, afirma Mike Munhato, gerente de desenvolvimento de negócios para eMobility na Mercedes-Benz do Brasil.

Para o desenvolvimento dos ônibus elétricos, a Mercedes-Benz formou parceria com 40 novos fornecedores. O item mais importante, que é a bateria, é produzida pela BorgWarner na sua fábrica de Piracicaba, no interior de São Paulo.

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