Transdata é premiada por projeto em Brasília

A Transdata fornece toda a plataforma tecnológica para o sistema de bilhetagem, soluções
antifraude, sistema de controle operacional e gestão de frotas da capital federal

A Transdata recebeu, no México, o prêmio Melhores Práticas da UITP Latino América 2023, na categoria “Excelência Operacional”, pelo trabalho realizado em Brasília (DF). A Transdata fornece toda a plataforma tecnológica para o sistema de bilhetagem, soluções
antifraude, sistema de controle operacional e gestão de frotas de Brasília, hoje sob a gestão do BRB e Semob/DF. Este pacote de soluções ajuda na redução dos custos e potencializam o planejamento estratégico, aumentando a qualidade do serviço, aprimorando as funcionalidades de todo o sistema de transporte coletivo.

O prêmio reconhece a contribuição da Transdata para a governança e transparência na gestão do sistema de transporte público do Distrito Federal, como exemplo a ser seguido por outras cidades da América Latina.

O sistema de bilhetagem do Distrito Federal foi implantado em 2007 e modernizado pela primeira vez em 2013, quando também passou a ser fornecido o sistema de gestão de frota e controle operacional. Em 2019, em sua nova etapa de modernização, a gestão do sistema de bilhetagem passou a ser administrada pelo Banco Regional de Brasília (BRB), enquanto o planejamento e fiscalização do sistema passaram a ser executados pela Semob -DF. Nesse novo modelo os sistemas passam por auditorias e atualizações periódicas.

Até o final de 2023, deve ser concluída uma nova etapa de modernização dos sistemas, com a adoção de validadores on-line e inclusão de novos meios de pagamento nos ônibus e no sistema BRT e Metrô – DF, aceitando pagamentos por QR Code e cartões de crédito e débito (EMV), que no Metrô já representam cerca de 25% dos acessos em 24 estações.

Segundo a Transdata, é papel da tecnologia resgatar e dar novos contornos funcionais e inteligentes ao transporte público coletivo. Em Brasília, através da oferta de soluções, somada a recursos que permitem melhor controle e gestão transparente, com dados claros sobre a operação, estimula-se o uso dos modais coletivos e, assim, movimentar mais de 1,25 milhão de acessos por dia.

Veja também

Por