A prefeitura de Manaus apresenta o ônibus elétrico 100% brasileiro Eletra, que irá atender a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Até o final do ano, 14 modelos elétricos devem ser incorporados ao transporte público da capital do Amazonas

O veículo tem 12,1m com tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio eMillennium e baterias e motores elétricos WEG – todas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz fabricado em São Bernardo do Campo (SP)

O ônibus elétrico Eletra, entregue à prefeitura de Manaus, é um veículo de piso baixo, equipado com ar-condicionado, wi-fi e tomadas para recarga de celulares. Tem capacidade para 70 passageiros, com emissão zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído, autonomia de até 250 km e velocidade máxima de 60 km/h. Um de seus equipamentos de bordo é o INbus, que permite visualizar a lotação em tempo real.

Inicialmente, o veículo, batizado de PreservAR, irá circular pelas ruas do centro de Manaus, nos entornos de onde será realizado o festival #SouManaus – Passo a Paço 2023. O ônibus elétrico Eletra fará a linha 616 – UFAM (Universidade Federal do Amazonas) /Terminal 2 – Centro.

O veículo apresenta layout que lembra uma onça pintada e se assume como agente transformador no processo de descarbonização do ar e cuidados com o meio ambiente. Ele carrega o slogan “Eu sou amigo da Amazônia”, visto os benefícios que irá trazer ao meio ambiente, como destacou o prefeito David Almeida.

“Esse é o primeiro de 14 ônibus elétricos que vão transitar no transporte coletivo da cidade de Manaus até o final deste ano. Ainda temos a possibilidade de mais veículos para o ano que vem. Só com este veículo entregue hoje, são 105 toneladas de dióxido de carbono que deixam de ser jogados no ar. Estamos fazendo essa mudança e implementando esse novo conceito, que é mundial. Isso é Manaus avançando e dando exemplo de sustentabilidade para todo o Brasil”, enfatizou Almeida.

Veja também

Por