Grupo Comporte aposta no modal ferroviário

Após a aquisição do Metrô de Belo Horizonte, o tradicional grupo de transporte rodoviário e urbano quer ampliar sua atuação no setor ferroviário

O Grupo Comporte quer ampliar investimentos no transporte ferroviário após a aquisição do Metrô de Belo Horizonte, cuja licitação que teve seu resultado divulgado em março passado. O projeto para a aquisição da concessão do metrô contou com a avaliação técnica da TÜV Rheinland, que ajudou a empresa no levantamento técnico para a negociação.

Nossa experiência muito satisfatória com o VLT da Baixada Santista nos deu um indicativo de que o setor ferroviário pode ser um modal para investimentos no Grupo Comporte. Por isso, mergulhamos no projeto do metrô de Belo Horizonte, com o objetivo não só de fortalecer essa frente de negócios para a empresa, mas de beneficiar esse meio de transporte para os usuários da região metropolitana da capital”, explica José Efraim Neves, diretor do Grupo Comporte.

Para a realização dos estudos de engenharia necessários à elaboração da proposta para licitação, o Grupo Comporte contratou a TÜV Rheinland, uma das maiores empresas do mundo na área de consultoria, testes e certificação de sistemas metroferroviários. A empresa alemã foi responsável pela análise técnica de toda a documentação do edital.

Entre as exigências estavam especificações técnicas, requisitos de investimentos, obrigações da concessionária, avaliação de ativos como estações, pátios de manutenção, via permanente, material rodante, sistemas de energia e obras civis. Também foram analisados os aspectos de meio ambiente, incluindo licenças e passivos ambientais, bem como propostas e estimativas de receitas acessórias e demais itens do edital.

Revitalização do metrô

Entre as necessidades levantadas, a TÜV Rheinland mapeou, junto aos técnicos da Comporte, todos os pontos de revitalização da Linha 1, o que inclui a readequação de 19 estações e a construção de uma nova estação, a renovação dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação, bem como a revitalização de pátios e oficinas e a construção da uma nova sede e centro de operações para o metrô. A empresa também mapeou todas as ações necessárias para a implementação da Linha 2 do metrô, que vai contar com sete novas estações, e a construção de 10,5km de uma nova via permanente.

Segundo Neves, a escolha pela TÜV Rheinland levou em consideração a sua experiência internacional em consultoria e certificação de projetos de sistemas metroferroviários, a qualidade e experiência de sua equipe técnica e o profundo conhecimento de seus profissionais em relação à infraestrutura necessárias para proposta à licitação em Belo Horizonte.

“A amplitude do estudo nos permitiu ter uma visão macro do projeto para decidir, com assertividade, sobre a oferta nesse leilão, o que garantiu ao grupo, e também ao governo de Minas, a capacidade técnica e financeira do Grupo Comporte em executar todas as obras necessárias com qualidade, segurança e dentro dos prazos estipulados”, afirma Neves.

Para Marcos Camelo, gerente geral da área de metrôs e ferrovias da TÜV Rheinland na América do Sul, os estudos de engenharia executados foram determinantes para assegurar ao Grupo Comporte a viabilidade em participar da licitação, uma vez que todos os aspectos técnicos e econômicos foram criteriosamente analisados para atender todos os requisitos técnicos e financeiros do edital.

“A TÜV Rheinland tem ampla experiência, não somente em estudos de engenharia, mas também em análise de viabilidade técnico econômica, auditoria de segurança, integração de sistemas e certificação de sistemas de mobilidade urbana. Já atuamos em inúmeros outros projetos metroferroviários no Brasil, e esperamos seguir nesta parceria com o Grupo Comporte”, diz o executivo.

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