Começa em Curitiba, nesta quinta quinta-feira (18/5), o teste com passageiros do novo ônibus elétrico 100% brasileiro, com sistema de tração/eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio EMillennium, chassi Mercedes-Benz e motor elétrico e baterias WEG

O início oficial do teste será na Auto Viação Redentor, operadora do veículo, com participação do prefeito Rafael Greca, do secretário da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, e da presidente da Eletra, Milena Romano

O teste do veículo de 12,1m faz parte do programa de transição das frotas de ônibus movidos a diesel para energias renováveis da prefeitura de Curitiba. O ônibus entrará em operação com passageiros já na sexta-feira, dia 19. O veículo tem tecnologia inteiramente nacional desenvolvida pela Eletra, empresa brasileira de tração e eletrificação de ônibus elétricos com sede em São Bernardo do Campo (SP).

O novo veículo foi apresentado no último dia 11, num evento em que o prefeito Rafael Greca anunciou a compra de 70 ônibus elétricos para a Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT). O anúncio foi feito durante o Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade, no Complexo Imap, no Parque Barigui.

A Prefeitura irá investir R$ 200 milhões, em recursos próprios, na aquisição desse primeiro lote de 70 veículos elétricos para operar no transporte público municipal. Segundo o prefeito Rafael Greca, o objetivo é iniciar um processo de implementação da eletromobilidade em larga escala na cidade, dentro do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba. Concluída a fase de testes, a prefeitura prevê que os ônibus elétricos entrem em operação normal na rede pública de transportes em 2024.

O ônibus elétrico Eletra/Caio/WEG foi inteiramente fabricado no Brasil. Tem ar-condicionado, wi-fi e capacidade para 70 passageiros, com emissão zero de poluentes e baixíssimo nível de ruído. A autonomia chega a 250 km, sem necessidade de recarga das baterias, e velocidade máxima de 60 km/h. Um de seus equipamentos de bordo é o INbus, que permite visualizar a lotação em tempo real.

Veja também

Por