A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) destaca, no Dia do Consumidor, o crescimento dos programas de fidelidade no transporte rodoviário de passageiros. Atualmente, existem programas de acumulo de pontos, que, quando somados, podem ser trocados por descontos em bilhetes ou produtos em empresas parceiras como lojas de departamento e supermercado, e também clube de benefícios, que oferecem descontos em hotéis e restaurantes, experiências locais de turismo, jogos com missões que, ao serem completadas, transformam-se em pontos para o programa de fidelidade, além dos descontos de até 70% nas passagens adquiridas antecipadamente, mesmo em período de alta estação.
Hoje, ainda segundo a Abrati, as empresas regulares do setor modernizaram e ampliaram seus canais de atendimento para oferecer um leque maior de possibilidades no contato com o seu cliente. “Além do atendimento presencial nos guichês das empresas nas rodoviárias e do contato telefônico, hoje o consumidor tem canais digitais exclusivos de atendimento por meio do site, chat online, e-mail, whatsapp, ouvidoria e redes sociais. Sabemos que o importante é o bom atendimento, independente do canal em que o cliente escolha”, conta Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Abrati.
“A compra realizada on-line ou via whatsapp facilita a vida dos viajantes. O bilhete fiscal eletrônico, enfim aceito pelas secretarias de receitas estaduais, contém todas as informações do passageiro. Ele é apresentado pelo celular ao motorista no momento da viagem, que valida as informações por meio de leitura do cartão de embarque com um QR Code. Ou seja, o embarque que sempre foi descomplicado agora está ainda mais fácil, afirma Letícia Pineschi.
Diferenciais e benefícios –
Para atrair cada vez mais passageiros, as empresas estão sempre investindo na modernização e diversificação de suas frotas, oferecendo ônibus com diferentes classes de serviço e segurança. “As categorias luxo de viagens rodoviárias têm sido muito demandadas nos últimos anos”, conta a porta-voz.
Falar de Dia do Consumidor é também comemorar os direitos adquiridos por ele e a luta do setor regular para manter os benefícios que são só encontrados no segmento. A garantia da viagem, da escolha de categoria, horário e marcação da poltrona, além dos benefícios de transportar, sem custo extra, até 30 kg no bagageiro e volumes pequenos que somem até 5 kg nos porta embrulhos acima da poltrona com a certeza de reembolso em até 30 dias, no caso bagagem extraviada ou danificada. Além disso, se houver algum imprevisto o passageiro tem direito a restituição do valor do bilhete ou solicitar a troca da passagem para outro dia e horário pelo período de um ano.
Para a executiva, a chave para o sucesso do negócio é a fidelização e o compromisso com o bom atendimento. “Além de atendermos às necessidades dos nossos clientes, precisamos ir além e entender quais são os sonhos dos consumidores. Precisamos nos envolver o máximo possível com o passageiro. Entender exatamente o que que ele deseja e encantá-lo com uma experiência incrível”, ressalta.