A ViaMobilidade apresentou o primeiro dos 36 novos trens adquiridos da Alstom. A composição vai passar por uma série de testes que garantem a segurança antes de ingressar na operação comercial, programada para acontecer no mês de maio

O novo trem da série 8900 entregue à concessionária faz parte de um pacote de investimentos de R$ 3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos

A ViaMobilidade adquiriu 36 novos trens da Alstom, com oito vagões cada, compondo uma frota de 288 carros. “Estamos investindo fortemente em melhorias nas linhas 8 e 9 desde quando assumimos a concessão, em janeiro de 2022. A chegada deste primeiro trem é um capítulo fundamental na trajetória de transformação que estamos implementando, com foco sempre na melhor prestação de serviços aos passageiros. Vamos proporcionar um nível de modernidade e conforto que refletem o que a CCR e a ViaMobilidade projetam para os passageiros”, explica Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade.

Cada trem possui capacidade para transportar até 2,6 mil passageiros. Com design moderno, as composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. As composições também possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros. Possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

Veja também

Por