Transdata reforça a atuação nos mercados latino-americano e africano

A expansão e a integração de novas empresas vêm acompanhadas de reforços na equipe da Transdata

A Transdata Soluções em Mobilidade anunciou novos investimentos para expandir sua atuação nos mercados da América Latina e África. Para reforçar a presença no continente africano, onde atua desde 2018, a empresa decidiu constituir uma nova operação com sede em Luanda, capital de Angola. A Transdata África atenderá inicialmente a projetos da empresa em Angola, Camarões e Gabão, com a missão de cuidar de todas as implantações, assistência e suporte técnico no continente africano. Em
Angola, a Transdata já é uma das principais fornecedoras do novo sistema de transporte, em parceria com Marcopolo, Caio e grupo Asperbras.

No Brasil, a empresa, que, em 2022, investiu na fintech Sigo, especializada em soluções financeiras e meios de pagamento para o setor de transporte público, investe na Plenatech. Com sede em
Caxias do Sul (RS), a Plenatech é especializada em IOT e infraestrutura de TI e conta com um braço especialista em mobilidade, a Plenamobi, que fornece soluções de CFTV embarcado, Wi-Fi e outras tecnologias. Além da Sigo e da Plenatech, que são empresas coligadas, a Transdata ainda detém o controle da startup BusPlus, que desenvolve soluções para transporte rodoviário, de fretamento, turismo e transporte escolar.

A expansão e a integração de novas empresas vêm acompanhada de reforços no time. No caso da Transdata e BusPlus as novidades são a chegada de Solange Bedran, que assume a gerência comercial Sudeste e Alexandre Carbonieri, que assume como Head de relacionamento com o cliente. Solange Bedran é engenheira eletricista com experiência profissional de 28 anos desenvolvida nas áreas comercial, implantação e projetos de empresas nacionais e internacionais dos segmentos de prestação de serviços, telecomunicações e tecnologia para transportes, com atividades que incluem a análise de viabilidade técnica e comercial de negócios, elaboração de business case e já atuou em outras empresas do setor, sendo a última a Empresa 1.

Alexandre Carbonieri atuava na Expresso Itamarati (Grupo Comporte) desde 1997,
na qual exerceu diversas posições, entre elas gerente financeiro, gerente operacional e
gerente de desenvolvimento organizacional. Para Devanir Magrini, diretor de negócios
da Transdata, a chegada destes novos profissionais “permite à empresa continuar crescendo de forma sólida, mas mantendo a proximidade com cada cliente, o que é um diferencial da Transdata desde sempre”.

Já na gestão do grupo de empresas, a novidade é a criação do centro de serviços compartilhados que concentrará as áreas administrativa, financeira e contábil das empresas do grupo. A área será liderada por Lauro Barbosa, administrador com experiência na área financeira e passagem por empresas como Sodexo, Prosegur e Intertechne.

Na Plenatech, Paulo Trevisan e Marco Driemeyer, seguem na liderança das áreas de negócio e de engenharia, respectivamente. A empresa utilizará o centro de serviços compartilhados do grupo e terá parte do seu portfólio comercializada pelo time de vendas da Transdata, mas seguirá com gestão independente. Para Paulo Trevisan, um dos fundadores da Plenatech, “a parceria com a Transdata vai acelerar a expansão da empresa, inclusive no mercado internacional”.

Em 2022 a Transdata registrou crescimento de 62% sobre as vendas de 2021, que até então havia sido o melhor ano da empresa – boa parte em função de projetos internacionais, já que o mercado brasileiro ficou praticamente paralisado durante a pandemia de Covid-19.

Veja também

Por