Transwolff faz parceria com Enel X e adquire 304 ônibus elétricos

Do total, 100 veículos devem ser entregues e começar a operar ainda neste ano; os veículos têm chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e integração elétrica da Eletra

Márcia Pinna Raspanti

A Transwolff, operadora de transporte público da capital paulista, anunciou a compra de 304 ônibus elétricos, em parceria com a Enel X. Deste total, 100 devem ser entregues e começar a circular em 2023. Os veículos contam com chassi Mercedes-Benz O 500U, piso baixo, carroceria Caio e-Millenium geração V e projeto de integração elétrica Eletra. Em outubro, a Transwolff havia informado à Technibus que iria adquirir 50 ônibus elétricos nessa configuração.

Em outubro, a SPTrans informou que as operadoras do transporte coletivo não poderiam adquirir novos ônibus movidos a diesel para a frota municipal, somente modelos elétricos ou movidos a energia limpa. Em novembro, a prefeitura divulgou a participação da Enel X nesse processo de descarbonização da frota de ônibus urbanos da capital paulista. A ampliação da frota elétrica da Transwolff é o primeiro desdobramento dessa iniciativa.

De acordo com Paulo Lima, gestor de novas tecnologias da Transwolff, conta que a empresa inicia na próxima semana as obras da nova garagem que abrigará os modelos elétricos. “Em quatro ou cinco meses, estará tudo pronto para receber os novos ônibus. Em um momento inicial, essa garagem abrigará modelos elétricos e a diesel, mas futuramente deve ser exclusiva da frota de elétricos”, comenta. Lima também informa que a Enel X será responsável por toda a estrutura de abastecimento.

Veja também

Por