Technibus – Quais as perspectivas de crescimento da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos no Brasil?
Wilson Morais – Os números são muito positivos e mostram um futuro bastante promissor para os veículos elétricos. O Brasil tem um mercado crescente para esses modelos e para toda a infraestrutura que ele necessita, como carregadores lentos e rápidos. A chegada de novos modelos e o surgimento de novos negócios, como frotas, têm impulsionado o setor.
Technibus – O que a ABB oferece para o mercado de veículos elétricos?
Wilson Morais – A ABB é líder global em soluções e produtos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in. No Brasil, temos todo o portfólio de carregadores para atender este novo mercado, o modelo AC para aplicações residenciais e comerciais. Com este equipamento, que é indicado para rodovias e redes de postos de combustíveis, o usuário pode recarregar seus veículos em intervalos menores, enquanto toma um café ou pausa para um lanche.
Technibus – Como a ABB está se preparando para essa expansão dos veículos elétricos no Brasil, principalmente no segmento de ônibus?
Wilson Morais – A ABB possui todo o portfólio de carregadores para frotas de ônibus elétricos, inclusive no Brasil temos aplicados estes modelos para frotas de caminhões elétricos que são similares, incluindo desde carregadores de alta potência com sistemas de recarga sequenciais até pantográficos para recargas de oportunidade.
Technibus – A empresa tem investimentos programados para a fábrica de Sorocaba (SP)?
Wilson Morais – Sim. A ABB possui estudos para fabricação de novos produtos em Sorocaba, desde que a demanda justifique o investimento.
Technibus – O que a empresa produz na fábrica de Sorocaba?
Wilson Morais – Produtos e soluções em média e baixa tensão, painéis de automação, projetos robotizados, retificadores de alta potência, painéis de excitação estativa, entre outros.
Technibus – Como está se desenvolvendo a infraestrutura de recarga para os ônibus elétricos?
Wilson Morais – Os projetos de recarga de ônibus elétricos são especiais, pois envolvem grandes mudanças na garagem onde serão instalados os carregadores. Desde adequação ou fornecimento de uma nova subestação de energia até sistemas de recarga de ônibus sequenciais com controle de energia consumida e gerenciamento remoto.
Technibus – A empresa tem alguma negociação para implantar o sistema de carregadores nas garagens das operadoras de ônibus?
Wilson Morais – Sim, mas por motivos de sigilo de contrato não podemos divulgar neste momento.
Technibus – Na avaliação da ABB, quanto deve crescer a demanda por ônibus elétricos no Brasil?
Wilson Morais – O crescimento será gradativo, porém estima-se um crescimento entre 10% e 20% até 2026.
Technibus – Como a infraestrutura de recarga está sendo desenhada em todo o país?
Wilson Morais – São projetos especiais que necessitam de estudo de engenharia caso a caso.