Márcia Pinna Raspanti
O primeiro dos quatro ônibus elétricos que integrarão o Sistema Transcol, que atende a Grande Vitória (ES), foi entregue em 27 de setembro pela Eletra para a Expresso Santa Paula, que faz parte do Consórcio Atlântico Sul. As empresas Serramar, Unimar e Nova Transporte adquiriram os outros modelos elétricos que devem chegar até fim de outubro.
O e-Bus tem chassi Mercedes-Benz O500 U, carroceria Caio, motor elétrico e bateria da WEG, enquanto a tração elétrica foi desenvolvida pela Eletra. O veículo tem 12,5 metros, capacidade para 70 passageiros e autonomia de 140 km a 250 km. O novo ônibus conta com ar-condicionado, wi-fi e freio regenerativo. É também o primeiro ônibus de piso baixo do sistema Transcol.
O e-Bus poderá fazer a recarga das baterias durante a operação, de forma mais rápida (de 30 a 90 minutos) nos próprios terminais. “Com a recarga de oportunidade, o veículo fica mais leve, pois utiliza menos conjuntos de baterias, e tem maior capacidade de transporte de passageiros. O carregamento pode ser feito durante a operação, nas paradas que já ocorrem naturalmente”, detalha Milena Romano, CEO da Eletra.
A executiva destaca que a Eletra desenvolve a solução mais adequada para cada operação e linha. “Foi o que fizemos aqui em Vitória. Não vendemos somente ônibus, mas realizamos todo um estudo detalhado para chegar à melhor solução”, complementa.
O veículo agora passa pelo processo de licenciamento e deve entrar em circulação em cerca de 15 dias, e os outros três ônibus elétricos serão entregues até o fim de outubro. O e-Bus passará por uma série de testes operacionais.
O modelo elétrico vai circular na linha 515, que sai do terminal Laranjeiras, no município de Serra, atravessando Vitória, até o terminal Campo Grande, em Cariacica. “A linha é extensa, com muitas subidas e com grande demanda de passageiros. É um percurso muito bom para testar o ônibus elétrico”, comenta Fábio Damasceno, secretário de mobilidade e infraestrutura do Espírito Santo.
Murilo Lara, integrante do comitê executivo do GVBus (sindicato que representa as operadoras da região metropolitana de Vitória), informa que o investimento em cada ônibus elétrico foi de R$ 1,8 milhão, sem incluir a estrutura de carregamento. “A sociedade tem uma demanda forte por ações relacionadas a ESG e nós estamos atentos a isso. Vamos avaliar a viabilidade de diversas tecnologias. A infraestrutura de carregamento dos modelos elétricos será feita em parceria com o governo Espírito Santo.”