Morre Abílio Gontijo, um dos pioneiros do transporte rodoviário de passageiros

O velório será realizado a partir das 14 horas de hoje no Parque da Colina, Rua Santarém, 50, Nova Cintra, Belo Horizonte

Faleceu ontem, dia 13 de setembro, o sr. Abílio Gontijo, fundador e dirigente da Empresa Gontijo de Transportes. Aos 98 anos, o empresário morreu de causas naturais. O velório será realizado a partir das 14 horas de hoje no Parque da Colina, Rua Santarém, 50, Nova Cintra, Belo Horizonte. O sepultamento será amanhã, dia 15 de setembro, no mesmo local, às 13h30.

A Gontijo é uma das empresas mais conhecidas do setor de transporte rodoviário de passageiros. Tradicional, teve início em 1943, em Minas Gerais, quando Abílio Gontijo, aos 19 anos, passou a conduzir sua jardineira Chevrolet Comercial 1940. Além de motorista, o jovem ainda fazia as vezes de trocador e mecânico. Hoje, a empresa conta com 101 garagens e uma frota de mais 1,5 mil veículos.

A empresa se expandiu primeiro dentro de Minas Gerias, ligando os municípios mineiros. Mais tarde, obteve suas primeiras linhas nacionais. Com a compra da Companhia São Geraldo de Viação, em fevereiro de 2004, consolidou sua presença nacional e sua atual posição, entre as principais empresas de transporte do Brasil, com cerca de cinco mil colaboradores, 282 linhas nacionais e uma internacional, nas quais transporta mais de cinco milhões de passageiros por ano.

Veja também