Technibus – Qual a tendência para o mercado de pneus? Que tipo de produto as empresas buscam hoje?
Marcos Aoki – Acreditamos que o mercado deve continuar oferecendo produtos com tecnologias e materiais que entreguem melhor performance em todo ciclo de vida do pneu na primeira vida e depois para seguir sua vida através da recapagem visando um menor custo por quilômetro e um menor impacto ao meio ambiente. Investimos constantemente em melhorias com foco em qualidade, segurança e meio ambiente.
Technibus – O que a Bridgestone está fazendo para que seus produtos estejam de acordo com as normas de emissões?
Marcos Aoki – O Grupo Bridgestone está fortemente comprometido com a questão da sustentabilidade, faz parte da estratégia global ser uma companhia 100% sustentável até 2050. Esta jornada envolve grandes transformações, que impactam todas as áreas do negócio, desde o desenvolvimento de matérias primas alternativas e sustentáveis, passando pelos modelos de negócio e produtos e serviços oferecidos e a cultura da nossa equipe. Além de toda preocupação com nossos produtos, temos também nossa rede de recapadores Bandag que permitem que os pneus da linha pesada (caminhões e ônibus), que estejam de acordo com nossas exigências de processo, sejam reformados para “mais uma vida” evitando que sejam descartados. Para completar todo o ciclo, no Brasil, 100% dos pneus produzidos pela Bridgestone recebem um descarte ambientalmente correto, como parte do programa Reciclanip, da Associação Nacional da Indústria de Pneus (Anip) à qual Bridgestone pertence. Portanto, temos um conjunto de iniciativas em prol do meio ambiente.
Technibus – A empresa já tem metas estabelecidas para produzir pneus 100% ecológico?
Marcos Aoki – Recentemente anunciamos uma sólida parceria com a LanzaTech, que transforma o carbono residual em materiais tais como combustíveis sustentáveis, entre outros produtos, para tratar de resíduos de pneus após sua vida útil. Nosso objetivo é desenvolver solução em escala para a reciclagem de pneus, alinhando nosso compromisso com a neutralidade de carbono e a fabricação de pneus a partir de materiais 100% renováveis até 2050.
Technibus – Em que a Bridgestone tem concentrado seus investimentos para conseguir a maior qualidade dos seus pneus?
Marcos Aoki – A Bridgestone está sempre atenta às necessidades do setor para oferecer produtos e serviços com qualidade superior. Por isso, temos feito muitos esforços a fim de desenvolver novos compostos para aperfeiçoar a tecnologia de produção de produtos; realizar pesquisas que permitem a fabricação de pneus mais duráveis, de alta qualidade e total segurança; buscar novos modelos para modernizar e otimizar sua produção; oferecer programas de treinamento interno para a equipe de colaboradores; buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável. Tudo isso se reflete na qualidade dos pneus Bridgestone.
Technibus – Sobre o pneu R269, quais as características técnicas e performance desse produto?
Marcos Aoki – O pneu radial R269 é indicado para uso em eixos direcionais, livres e de tração moderada de caminhões e ônibus que circulam em rodovias pavimentadas de curta, média e longa distâncias. É um produto que foi desenvolvido com uma combinação de tecnologias e possui um design específico que possibilita uma melhor performance quilométrica, entregando maior durabilidade e recapabilidade. Esse pneu possui compostos modernos, sulcos redesenhados e talão reforçado, o que resulta em maior performance quilométrica comparado ao seu antecessor o R268, além de menor tensão e maior durabilidade da carcaça. Outra grande vantagem deste produto é que possui a tecnologia Cooling Fin (que ajuda a reduzir a temperatura do pneu por meio de aletas de refrigeração, que diminuem a temperatura do talão em até 5°C em relação ao seu antecessor), que dissipa o calor de forma mais eficiente, aumentando a performance quilométrica e a durabilidade da carcaça, contribuindo para o aumento do ciclo de vida total do pneu e a redução do custo operacional do caminhoneiro. Com foco na economia, nas soluções sustentáveis e no ciclo total da vida dos pneus, desenvolvemos a banda B269, uma emulação do Bridgestone R269, que possui um design moderno e inovador e apresenta um excelente desempenho quilométrico. Este produto pode ser encontrado na nossa rede de recapadores Bandag, e desta forma entregamos ao nosso cliente uma solução completa, reduzindo o custo por quilômetro.
Technibus – Estes materiais são adquiridos no Brasil? Qual o índice de nacionalização desse produto?
Marcos Aoki – O R269 é produzido na fábrica de Santo André (SP), assim como a B269, que é produzida em nossas instalações da Bandag.
Technibus – Esses pneus são desenvolvidos no Brasil?
Marcos Aoki – Estamos sempre em busca de aprimorar e desenvolver novos produtos para contribuir com uma jornada segura e um bom retorno sobre o investimento para os nossos consumidores e, como uma empresa globalizada, atuamos em nossos centros globais de desenvolvimento, mas sempre considerando as condições locais para atingirmos a excelência de nossos produtos. O Brasil possui um papel primordial neste desafio, trabalhando no desenvolvimento e testagem de diversos modelos.
Technibus – A Bridgestone tem feito investimentos no pós-vendas?
Marcos Aoki – A Bridgestone tem o cliente no centro do seu negócio. Ele é quem impulsiona a marca a investir e desenvolver novas tecnologias e experiências. Temos uma relação de qualidade com o nosso público e isso permite entender suas necessidades. É essa relação que nos ajuda a realizar pesquisas que permitem a fabricação de produtos mais duráveis, com total qualidade e segurança. Além disto, temos nossa rede de revendedores Bridgestone e Bandag estrategicamente distribuído pelo Brasil no qual investimos constantemente na capacitação de suas equipes para que possam oferecer e entregar o melhor produto para a correta aplicação e isto faz toda a diferença para o consumidor final.