O número de emplacamentos de ônibus aumentou 31,33% em agosto, em relação ao mês anterior. Em comparação a agosto do ano passado, o crescimento foi de 26,4%. Já no acumulado do ano, o mercado de ônibus avançou 2,44%, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
O segmento registrou a maior oscilação positiva mensal de todo o setor, o que, segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Jr., se deve muito à base baixa, característica do segmento. “As variações percentuais são grandes, mas vemos que a diferença em unidades é pequena. Porém, isso é uma característica do segmento, que, pouco a pouco, vem se recuperando.”
No mercado automotivo como um todo, os emplacamentos registraram alta de 12,6% em agosto, totalizando 346.505 veículos. Com o resultado, o setor consolida a recuperação e neutraliza a queda em relação ao mesmo período de 2021 – no início de 2022, o setor chegou a apresentar retração superior a 15%, enquanto hoje a queda diminuiu para 0,03%.
“Todos os segmentos apresentaram alta, em agosto, sobre julho. Em que pese o fato de termos dois dias úteis a mais em agosto, o resultado aponta uma clara tendência de recuperação dos emplacamentos no Brasil”, comenta Andreta Jr., afirmando que um dos grandes desafios apresentados nos últimos meses, a escassez de peças e componentes, já não é mais tão limitante para o setor, como no início do ano.