O Scania Zone, disponível na Europa desde 2019, chega aos operadores de ônibus brasileiros em virtude da nova plataforma eletrônica dos chassis da nova geração de ônibus Euro 6. Com a ferramenta virtual, desempenho e condução dos motoristas poderão ser monitorados de forma mais eficiente por meio do sistema de gerenciamento de frotas da Scania, para dar mais inteligência e tecnologia para o acompanhamento da produtividade e rentabilidade dos veículos.
Por meio do sistema, será possível acompanhar a média de velocidade, freadas bruscas, posicionamento da frota, marcha lenta, diagnóstico remoto, consumo de combustível, entre outros dados extraídos em tempo real. Segundo a Scania, o grande diferencial está na possibilidade de os operadores controlarem a média de velocidade em trechos críticos ou que necessitem de um acompanhamento mais próximo do gestor de frota.
De acordo com o fabricante, o próprio cliente conseguirá definir, a qualquer momento, o limite de velocidade em trechos críticos mapeados por cercas virtuais dentro do sistema. É possível ainda escolher a parte do trajeto que terá limitação com um simples “arrastar” do mouse do computador, como se estivesse selecionado um ponto até o outro no mapa virtual, além de escolher um nome para a geocerca e criar quantas forem necessárias no dia, colocar uma geocerca dentro da outra, definir qual ônibus ou até a frota inteira, o limite de velocidade, o horário início e fim (ou o dia inteiro), os dias da semana (ou a semana inteira). A programação se inicia automaticamente ao clicar em salvar no portal.
A Scania destaca dois exemplos de uso da tecnologia. Um veículo urbano da frota passa todo dia próximo a uma escola e, por segurança, o cliente decide limitar a velocidade ao passar em frente ao colégio. Ou o caso de um modelo rodoviário que transita às segundas, quartas e sextas, entre 8h e 9h da manhã, por uma rodovia com algumas rotatórias no km 34 ao km 36, e para evitar riscos de um tombamento por altas velocidades, é criada a delimitação da velocidade máxima no trecho.
O Scania Zone pode ser ativado por duas opções. A primeira, definida como informativo, gera um aviso no painel ao motorista, e a segunda, chamada ajuste automático, entra em vigor imediatamente sem qualquer tipo de interferência do condutor.
“Ao entrar no perímetro definido, o veículo avisa ao motorista sobre o limite a ser seguido naquele trecho e aciona um mecanismo de trava de aceleração. Mas, se ainda assim, o condutor optar por ultrapassar a marca definida no sistema, por um motivo fútil, o Scania Zone envia um alerta para o cliente sobre o descumprimento da ordem programada. Em caso de emergência e necessidade de aumentar a velocidade por segurança, o motorista usa o kick down, ou seja, pisa até o fim no pedal do acelerador e depois pisa mais uma vez para efetivar o destravamento. Bastará a ele explicar ao gestor de frota o motivo da ação”, explica Marcelo Montanha, diretor de serviços da Scania no Brasil.
Conectividade –
Os Serviços Conectados Scania dispõem de três opções ao cliente. O pacote Análise, que é gratuito por dez anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. O pacote Avaliação do Motorista sendo parte do pacote Desempenho é uma ferramenta focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução.
De acordo com a Scania, os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede. Trata-se de um trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, para reduzir gastos, aumentar o tempo do veículo rodando e tornar o serviço mais rentável.
Os Serviços Conectados também oferecem uma ferramenta que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frotas), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos ônibus, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca, que mede o desempenho da frota e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.
Toda essa análise resulta em uma avaliação geral da frota, classificando a eficiência de A a E. De posse desses dados, e dos fatores operacionais, a Scania consegue estimar o potencial máximo de redução de consumo de combustível. Além disso, é possível indicar a diminuição das emissões de CO2 num menor impacto ambiental.