Montadoras e encarroçadoras apresentam suas novidades na Lat.Bus 2022

Confiantes na recuperação do mercado de ônibus, depois de dois anos impactados pela pandemia, as montadoras e as encarroçadoras apresentam suas novidades Lat.Bus 2022, a maior feira de transporte público da América Latina

A Lat.Bus 2022 será realizada de 9 a 11 de agosto no São Paulo Expo, em São Paulo. Além de destacar os seus ônibus elétricos e modelos com motorização Euro 6 no evento, as fabricantes de chassis e carrocerias para ônibus exibem os veículos para o segmento urbano, rodoviário, fretamento, micro-ônibus e vans de passageiros.

A Mercedes-Benz expõe em seu estande os seus modelos da linha urbana e rodoviária, além das tecnologias e serviços para o segmento de ônibus. A Scania apresenta a sua nova geração de ônibus com motor Euro 6, que estreou há apenas três anos na Europa, além de novidades de motorização, itens de segurança, eficiência energética e serviços. 

A Volvo apresenta a nova geração de chassis rodoviários e a sua plataforma de conectividade. No estande da Iveco Bus, os destaques são os chassis 17-280 e o 10-190 para micro-ônibus, além da van de passageiros Daily Minibus 50-180, todos com as novas motorizações Euro 6. A empresa também tem novidades para a sua linha de ônibus.

No espaço das encarroçadoras, aMarcopolo exibe os rodoviários Viaggio 800, Paradiso 1200, Paradiso 1600LD e Paradiso 1800 DD, pertencentes à Geração 8, lançada em 2021, além do modelo de carroceria urbana Attivi, com chassi elétrico produzido pela companhia e que está em fase de testes e homologação. A empresa expõe também os modelos Volare para o transporte executivo, turismo e fretamento; o Fly 10 com um diferencial que é a opção de instalação de etilômetro; e o Volare Attack 9 que em sua configuração oferece acessibilidade por meio do DTA.  

A Caio mostra o Apache VIP geração cinco, lançado no segundo semestre de 2021 de forma on-line. O modelo agrega um conjunto de soluções que aliam o design, o uso de novos materiais e funcionalidades, com itens repensados para oferecer ainda mais durabilidade, facilidade de manutenção e economia. O Apache VIP, motor dianteiro, que está em sua quinta geração, é um dos modelos de maior sucesso do portfólio da marca, sendo o mais vendido no Brasil. 

A Comil exibe dois novos modelos rodoviários com motorização Euro 5 e Euro 6. Para os novos ônibus, a equipe de engenheiros e designers da empresa priorizou facilitar a operação dos frotistas no dia a dia.

A Busscar, que desenvolve produtos para o segmento rodoviário, fretamento e turismo, produzidos com tecnologia de ponta e design sofisticado e moderno, para o mercado nacional e internacional, exibe em seu estande o El Buss 320L, Vissta Buss 360 e Vissta Buss DD. O El Buss 320L faz parte da família de veículos com motor dianteiro e proporciona comodidade e segurança aos passageiros em viagens de curtas e médias distâncias. Já o Vissta Buss 360 é conhecido pela sua elegância e exalta harmonia e suavidade com seus faróis e lanternas. O Vissta Buss DD traz a paixão da marca em detalhes e acabamento, que só esse modelo tem. Ideal para turismo e viagens de longas distâncias.

A Mascarello, que fabrica carrocerias de ônibus rodoviários, urbanos e micro-ônibus, mostra em seu espaço o ônibus rodoviário Roma R6; o modelo urbano Gran Midi, e o micro-ônibus Escolar. A empresa tem clientes em todo o Brasil e exporta seus ônibus para vários países da América Latina, como Chile, Equador e Peru. 

A Eletra, desenvolvedora e integradora de sistema de tração elétrica para veículos pesados e carregadores, além de transformadora de veículos de tração diesel para tração elétrica (retrofit), mostra ônibus elétrico de 12,5 metros movido a baterias, com chassi Mercedes-Benz O500U low entry e carroceria Caio Millenniun IV, motor, inversores e baterias WEG, com autonomia de 220 km. Outro destaque é o ônibus elétrico de 15 metros a bateria, com chassi Scania k310 6×2 low entry e carroceria Caio. 

Por