Sonia Moraes
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, – que em fevereiro deste ano enviou seis micro-ônibus Volksbus 8.160 ODR para as Filipinas, marcando a estreia da marca no mercado asiático –, tem mantido as negociações com potenciais clientes, apesar de o mercado ainda estar sob forte impacto da pandemia e a compra de ônibus praticamente parada para o transporte público.
“O nosso importador local MAN Automotive Concessionaires Corporation (MACC) tem excelente reputação e a nossa fábrica SKD está pronta para suprir as demandas, assim que o mercado retomar a compra em maiores volumes. Estamos explorando oportunidades adicionais em segmentos de transporte privado, que já devem trazer resultados positivos”, disse Leandro Pereira, gerente de novos mercados da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Além dos negócios de ônibus já estabelecidos nos mercados da América Latina e África para exportação de veículos montados, a Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com duas operações de montagem SKD – uma no México e outra na África do Sul – onde os seus ônibus tem tido excelente performance ao longo dos últimos anos. “As plantas de produção SKD são necessárias para redução de taxas de importação e de custos logísticos e estamos prontos para estabelecer o modelo de negócio que for necessário para a maior competitividade dos nossos produtos nos mercados”, comentou Pereira.
As negociações da Volkswagen Caminhões e Ônibus no exterior são por meio de parcerias com empresas estabelecidas no local e representantes das marcas do grupo Traton e VW. “Nossos produtos já estão adequados aos requisitos dos mercados selecionados, como nas Filipinas, mas sempre temos nossa equipe de engenharia pronta para nos suportar em pequenas adaptações que se façam necessárias. No caso dos ônibus temos também parcerias com os encarroçadores, que desenvolvem carrocerias adequadas aos países”, explicou o gerente.
Historicamente os maiores mercados de exportação da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em volume, são Argentina e México. “Nos últimos anos, tivemos outros países que incrementaram bastante nossos volumes como Angola, Chile e Colômbia, através de um trabalho dos nossos importadores, em conjunto com nosso time de exportação, vendas, pós-vendas e várias outras áreas de suporte”, disse Pereira.
Da sua lista de modelos, o ônibus de 17 toneladas Euro 3 tem tido sucesso na Angola, com o importador completando este ano a entrega de 1,5 mil veículos para o programa de transporte urbano e escolar local. “Adicionalmente nossos micro-ônibus de nove toneladas Euro 3 e Euro 5, são veículos de grande demanda na exportação”, ressaltou o gerente.
O atrativo do ônibus de 17 toneladas, segundo Pereira, está na robustez, adequado para as condições severas de transporte, o que é importante em mercados como o da África. “Para os micro-ônibus, a maior atratividade tem a ver com o momento, em que as compras maiores relacionadas a grandes projetos de transporte público estão reduzidas, e por apresentarem menor preço de aquisição e maior flexibilidade de uso para transporte privado, pequenos projetos, fretamento e turismo”, esclareceu Pereira.
Em 2021, a Volkswagen Caminhões e Ônibus exportou 1.146 ônibus, que foram destinados para a Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, El Salvador, Panamá, Aruba, Angola, Ghana, México e Filipinas.
Para 2022, a meta da empresa é reforçar e ampliar sua posição nos mais de 20 mercados já estabelecidos, buscando a alta performance dos seus importadores, além de expandir a presença internacional priorizando mercados na África, Oriente Médio e Ásia. “Estamos selecionando os países onde nossos produtos estão adequados e onde temos uma rede estabelecida das marcas do grupo Traton. Nosso foco é expandir a marca VW Truck & Bus e fortalecer a rede do grupo”, revelou Pereira. “Já temos algumas negociações em andamento tanto na África quanto na América do Sul, além das Filipinas, mas no momento não podemos dar mais detalhes.”