Sonia Moraes
O mercado de ônibus começa a dar sinais de recuperação, depois do grande impacto causado pela pandemia da Covid-19. Em maio as encarroçadoras produziram 1.477 ônibus, aumento de 19,8% em relação a abril (1.233 carrocerias) e de 28,7% sobre maio de 2021 (1.148 carrocerias), segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
No acumulado de janeiro a maio de 2022, a produção totalizou 6.570 carrocerias de ônibus, um resultado 24,72% superior ao mesmo período de 2021, quando foram fabricados 5.268 veículos. A maior representatividade na produção dos cinco meses de 2022 foi de modelos urbanos, com 3.085 veículos, 46,96% do total e 52,65% superior aos 2.021 ônibus produzidos de janeiro a maio de 2021.
Os rodoviários acumularam 1.945 ônibus até maio, 29,6% do total e aumento de 70,2% sobre janeiro a maio do ano passado, que registrou 1.143 veículos fabricados.
Os micro-ônibus somaram 1.498 carrocerias, representando 22,8% de tudo que foi produzido pelas empresas e um crescimento de 2,5% sobre os 1.462 veículos feitos nos cinco meses de 2021.
Os modelos intermunicipais tiveram 0,64% de participação na produção total, com 42 carrocerias, bem abaixo das 642 que foram fabricadas de janeiro a maio de 2021.
A Caio Induscar produziu 1.779 ônibus de janeiro a maio de 2022, a Marcopolo 1.689, a Neobus 967, Mascarello 967, a Comil 504, Carbuss (Busscar) 438 e a Irizar 226.
Nas exportações, as encarroçadoras também tiveram bom desempenho e acumularam alta de 48,9%, com o embarque de 1.191 ônibus – 813 rodoviários, 316 urbanos e 62 micro-ônibus –, ante os 800 veículos que foram vendidos no mercado externo nos cinco primeiros meses de 2021. A Marcopolo exportou 628 ônibus de janeiro a maio de 2022, a Irizar 226, a Caio Induscar 112, a Comil 102, a Carbuss (Busscar) 97 e a Mascarello 26, segundo a Fabus.