Eletra vai produzir 1,8 mil ônibus elétricos por ano em nova sede na Anchieta

O objetivo da Eletra é se tornar a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados, e a ampliação das instalações faz parte de uma série de aportes já planejados para alcançar esta meta

A Eletra Industrial anuncia que estará pronta para produzir 150 ônibus elétricos e híbridos por mês, ou até 1,8 mil veículos por ano, a partir do segundo semestre deste ano, com a nova sede instalada na Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.

“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte de passageiros e de carga, com tecnologia inteiramente nacional”, disse Milena Braga, CEO da Eletra. “Há 20 anos, produzimos os mais inovadores ônibus elétricos, híbridos e trólebus em circulação no país. Temos experiência e competência comprovadas. É hora de crescer.”

A nova sede de 27 mil m² fica às margens do km 16 da Via Anchieta (sentido São Paulo-Litoral), a poucos metros de empresas como Mercedes-Benz, Extra Hipermercado e Grob do Brasi, e será inaugurada oficialmente em julho. Neste momento, o prédio está sendo adaptado para abrigar todas as divisões industriais e as linhas de montagem.

Segundo Iêda de Oliveira, diretora executiva da companhia, com a nova sede, a Eletra estará em condição de atender imediatamente à crescente demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca das frotas a diesel por frotas de baixa emissão. A mudança de endereço também permitirá expandir os serviços do e-Retrofit Eletra – conversão de caminhões a diesel por veículos elétricos e híbridos.

“Somos pioneiros em tecnologia de tração elétrica e transporte sustentável de passageiros, e conhecemos bem as condições reais de operação no Brasil. Vamos agora multiplicar nossa capacidade produtiva e oferecer aos operadores a mais diversificada e confiável linha de produtos do mercado”, afirmou.

As metas da Eletra, segundo Silvestre Sousa, diretor de vendas, concentram-se principalmente no Brasil, mas visam também o crescente mercado latino-americano. “Temos mantido contatos com operadores da Argentina, Equador, México e outros países. Todos demonstram grande interesse em trabalhar com uma empresa de ônibus elétricos com a tradição de qualidade da indústria brasileira desse setor”, informou.


A nova sede da Eletra tem fácil acesso, na Rua Garcia Lorca, 176, Pauliceia. Tem três pavimentos e amplos pavilhões para abrigar diferentes divisões industriais, escritórios e showroom, além de um auditório para 200 pessoas. Os departamentos administrativo e de vendas já funcionam nas novas instalações desde o início de abril. Durante anos, o prédio abrigou a Conexel, indústria brasileira de conectores, e, depois, a Weidmüller do Brasil.


A Eletra é uma empresa brasileira fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, por um grupo empresarial com um século de atuação em transporte urbano. Produz o e-Bus 100% elétrico e o Dual Bus híbrido elétrico, em diferentes configurações (12m, 15m, 18m e 23m, articulados ou não). Fabrica também as mais modernas versões de trólebus em operação no Brasil, com baterias que lhe conferem autonomia sem contato com a rede aérea.

Há dois anos, a companhia começou a oferecer um inédito serviço de retrofit de caminhões para empresas de transporte de carga, o e-Retrofit Eletra. Em maio de 2021, em São Paulo, participou do lançamento do primeiro carro-forte elétrico do mundo. Também lançou uma linha de carregadores elétricos modulares para ônibus e caminhões, com potência variável entre 15 kW e 120 kW.

Veja também

Por