Daimler Buses anuncia que irá oferecer ônibus livres de emissões de CO² para todos os segmentos até 2030

Para 2039, a meta é que os ônibus livres de emissões de CO² de todos os segmentos do grupo estejam à venda nos principais mercados europeus

A Daimler Buses planeja oferecer veículos neutros em CO², movidos a bateria e a hidrogênio, para todos os seus segmentos de atuação, até 2030, com foco inicial nos principais mercados da Europa e da América Latina. Segundo a companhia, a ideia é que até 2039, apenas veículos neutros em CO² sejam vendidos para os principais mercados da Europa. Enquanto para o segmento de ônibus urbanos, a perspectiva é que essa meta seja alcançada, já em 2030, no continente europeu.

Além de ampliar o portfólio de veículos neutros em CO², a Daimler Buses também está expandindo sua oferta de serviços a fim de viabilizar a construção de uma infraestrutura elétrica completa nas instalações dos clientes. O anúncio foi feito por Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, em um evento realizado pelo grupo no dia 02/05, em sua unidade de Mannheim, na Alemanha.

A Daimler Buses informa que tem concentrado os seus esforços em tecnologias de bateria elétrica e à base de hidrogênio a fim de oferecer soluções personalizadas, com zero emissões, para as necessidades de seus clientes.

“Como fabricante e líder mundial em ônibus, nossa ambição é clara. Queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros. Dessa maneira, passaremos a adotar uma estratégia de tecnologias de propulsão alternativas, com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO² para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final dessa década”, afirma Till Oberwörder. “Portanto, a partir de 2030, para o segmento urbano, ofereceremos somente ônibus neutros em CO² na Europa, direcionando os nossos esforços para o desenvolvimento do eCitaro totalmente elétrico.”

eCitaro da Mercedes-Benz –

A partir de 2023, a Daimler Buses vai equipar os ônibus urbanos elétricos eCitaro da Mercedes-Benz com células de combustível à base de hidrogênio, que funcionarão como prolongadoras de autonomia nos veículos. Desde 2018, o modelo é produzido na versão totalmente elétrica a bateria e, agora, como eCitaro Range Extender, o ônibus de piso baixo e neutro em CO² passa a contar com uma autonomia de até 400 quilômetros, sendo capaz de percorrer rotas mais exigentes e atender as necessidades das operadoras de transporte por veículos mais eficientes.

O eCitaro Range Extender da Mercedes-Benz, projetado para o segmento de ônibus urbanos, continua com o sistema de propulsão elétrica a bateria como sua principal fonte de energia. A célula de combustível à base de hidrogênio, utilizada na forma gasosa a uma pressão de 350 bar, chega para auxiliar na ampliação de autonomia. Portanto, o veículo se torna um ônibus híbrido, totalmente elétrico, e que combina essas duas fontes de energia.

Além dessa versão, a Daimler Buses também passará a oferecer, a partir do final de 2022, o ônibus eCitaro com as novas baterias, que podem aumentar a capacidade por célula de bateria em cerca de 50% e permitem que os ônibus atinjam autonomias de até 280 quilômetros. As novas baterias serão utilizadas no eCitaro em sua versão atual, eCitaro Range Extender, e também estarão disponíveis para o chassi de ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz, apresentado ao Brasil e ao mercado latino-americano em 2021, com previsão de lançamento para esse ano.

Atualmente, mais de 600 ônibus eCitaro estão em operação diária na frota dos clientes europeus. Segundo a companhia, no ano passado, um em cada dois ônibus urbanos totalmente elétricos vendidos na Alemanha eram veículos da Daimler Buses.

Pensando na melhor maneira de atender os seus clientes, a Daimler Buses oferece um sistema completo de serviços para o eCitaro totalmente elétrico, que inclui planejamento de projetos, consultoria para o bom funcionamento e operação da frota elétrica, assim como infraestrutura para fornecimento de energia completa. Por meio de solicitação, as empresas de transporte podem obter um pacote coordenado, de uma única fonte, que abrange os seus ônibus, infraestrutura de energia e recarga, software adequado para operação, serviços digitais e treinamento com foco em preparação de funcionários e atendimento pós-venda.

O gerenciamento de recarga para ônibus elétricos a bateria é crucial para um bom desempenho nas operações diárias dos operadores. Tendo isso em vista, por meio de uma parceria recentemente anunciada com a IVU Traffic Technologies AG, a Daimler Buses complementou ainda mais o seu portfólio com um software de gestão de frota criado especificamente para o eCitaro, com relação ao gerenciamento de carga.

Chassi de ônibus elétrico eO500U chega ao Brasil –

Seguindo o objetivo de impulsionar a eletrificação em todo o mundo, a Daimler Buses anuncia a produção do eO500U, primeiro chassi de ônibus puramente elétrico a bateria do Grupo, para a América Latina e Oceania. O veículo, que atende às necessidades de cada região, chegará ao mercado ainda este ano.

O chassi de ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz possui uma autonomia de cerca de 250 quilômetros e será fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP). Conforme já noticiado pela Technibus, até o momento, já existem 100 encomendas programadas do chassi para entrega entre o final de 2022 e o início de 2023, trazendo a solução da marca para a eletromobilidade no Brasil.

Veja também