Durante a visita de representantes do consulado da Alemanha em São Paulo à fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP), a empresa anunciou que já foram encomendados 100 chassis do eO500U, o primeiro modelo de ônibus elétrico da marca no Brasil. As entregas estão programadas para o final de 2022 e início de 2023.
O veículo foi apresentado aos visitantes por equipes de desenvolvimento e produção, que realizaram demonstrações e também test-drive dentro da própria fábrica.
“Os conceitos da Indústra 4.0 na nossa empresa resultaram em flexibilidade de montagem de vários modelos numa mesma linha. Com isso, ganhamos tempo na preparação para eO500U, fazendo apenas as adequações específicas de um veículo elétrico”, diz Sérgio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina.
“Também estamos em estágio avançado de treinamento da equipe de colaboradores para o ônibus elétrico, que requer conhecimentos próprios de segurança na montagem. Para isso, contamos com a expertise de colegas da Daimler Truck e do Senai”, completa.
“O mercado aguarda com grande expectativa pelo chassi de ônibus elétrico Mercedes-Benz a partir do segundo semestre”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023, trazendo a solução da marca para a eletromobilidade no país”.
“Ficamos muito felizes pela oportunidade de visitar a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo. Estamos impressionados pelo nível tecnológico do novo chassi de ônibus elétrico eO500U. Temos certeza de que se trata de um veículo que conquistará o mercado brasileiro e da América Latina, e de que esses países serão bem preparados para recebê-lo com toda a assistência da Mercedes-Benz”, declara Thomas Schmitt, cônsul-geral da Alemanha.
O projeto do eO500U, que foi apresentado ao mercado em agosto de 2021, recebeu investimentos de R$ 100 milhões, dentro do atual ciclo de aportes que soma R$ 2,4 bilhões no Brasil, de 2018 a 2022.