Vendas de ônibus apresentam estabilidade em janeiro de 2022

Em comparação a dezembro de 2021, a queda foi de 11,6%. Do total vendido no país no mês passado, 26% são urbanos, 23% de modelos do Caminho da Escola, 19% micro-ônibus, 14% rodoviários, 9% de miniônibus e 9% fretamento

Sonia Moraes

As montadoras registraram em janeiro de 2022 a venda de 1.039 ônibus, mantendo a estabilidade em relação a janeiro de 2021, com aumento de 1% sobre os 1.029 veículos vendidos. Em comparação aos 1.176 veículos comercializados no país em dezembro do ano passado a retração foi de 11,6%, segundo a Associação de Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Do total de ônibus vendidos em janeiro deste ano, 26% são urbanos, 23% de modelos do Caminho da Escola, 19% micro-ônibus, 14% rodoviários, 9% de miniônibus e 9% fretamento. “Isso mostra que o setor está acompanhando o que aconteceu em todo o ano passado”, disse Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, e lembrou que em 2021 o ônibus urbano representou 27% das vendas totais, o Caminho da Escola 26%, o micro-ônibus 17%, o rodoviário 14%, o miniônibus 11% e o fretamento 8%.

Bonini destacou que a pandemia afetou toda a economia do país, em especial alguns segmentos, como o turismo, nas áreas de serviço, hotelaria e mobilidade, atingindo também o setor de ônibus.

“A Anfavea não faz previsão segmentada por setor, mas o volume total esperado para este ano é de 17 mil ônibus, que quando comparado a 2021 (14.060 veículos) o crescimento será superior a 20%, o que é significativo, mas ainda abaixo do potencial deste mercado – em 2019 foram quase 21 mil veículos comercializados e 2020 foram 13.900 ônibus). A gente espera que esse número se confirme. O setor como um todo enfrenta um desafio com relação à logística e ao fornecimento de semicondutores, mas há as oportunidades no turismo.”

Exportações-

As exportações de ônibus em janeiro totalizaram 345 unidades, o que representou retração de 41,3% sobre dezembro de 2021, cujo embarque totalizou 588 ônibus. Na comparação com janeiro do ano passado, houve aumento de 37,5%, quando foram comercializados 251 veículos no mercado internacional.

Do total de ônibus exportado no primeiro mês deste ano, 217 são de modelos urbanos, que representaram e retração de 2,3% sobre dezembro do ano passado (222 unidades) e aumento de 11,9% sobre janeiro de 2021 (194 unidades). De modelos rodoviários, as montadoras exportaram 128 ônibus em janeiro deste ano, 65% abaixo de dezembro do ano passado, quando o embarque totalizou 366 unidades, e 124,6% a mais que em janeiro de 2021 (57 ônibus).

Em CKD (veículos desmontados) as montadoras exportaram 111 ônibus em janeiro de 2022, o que representou aumento de 32% sobre o mesmo mês de 2021, cujo embarque foi de 84 veículos.

O total de ônibus produzidos em janeiro foi de 1.325 unidades, 7,3% a abaixo de dezembro de 2021, que teve 1.429 veículos fabricados no país, e 7,8% inferior a janeiro do ano passado, quando saíram da linha de montagem 1.437 veículos. Bonini atribuiu a redução na produção no primeiro mês do ano à programação de férias, que no segmento de pesados é igual ao setor de automóveis. “Mas algumas montadoras esticaram o período de férias no mês passado”, destacou.

Ranking –

No ranking do primeiro mês de 2022, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com venda de 435 ônibus, 19,3% abaixo de dezembro de 2021 (539 unidades) e 5,1% superior a janeiro do ano passado, quando vendeu 414 veículos no país. O segundo lugar ficou com a Agrale, que vendeu 280 veículos, 9,7% inferior a dezembro de 2021 (310 unidades) e 79,5% acima de janeiro do ano passado, cujas vendas atingiram 156 ônibus.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus ficou em terceiro lugar com 238 ônibus emplacados em janeiro deste ano, 12,3% acima do que vendeu em dezembro de 2021 (212 unidades) e 7,4% abaixo de janeiro do ano passado, quando vendeu 212 veículos, e a Volvo ficou em quarto lugar com 53 ônibus vendidos no país no primeiro mês do ano, 71% a mais que dezembro de 2021 (31 veículos) e 6% superior janeiro do ano passado (50 veículos).

Na sequência está posicionada a Iveco, com 14 ônibus vendidos, queda de 54,8% sobre dezembro de 2021 (31 veículos) e redução de 90,1% sobre o mesmo mês do ano passado (142 ônibus), e a Scania que vendeu seis veículos no país, redução de 86,4% sobre dezembro de 2021 (44 unidades) e de 25% sobre janeiro do ano passado (oito ônibus).

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