Sonia Moraes
As fabricantes de carrocerias encerraram 2021 com a produção de 12.361 ônibus, 24,3% a menos que em 2020 (16.320 unidades) e 44,31% abaixo de 2019, quando foram fabricados 22.197 veículos, segundo o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Do total de ônibus produzidos de janeiro a dezembro de 2021, a maior quantidade foi de modelos urbanos, com 5.373 unidades, que representaram 43,47% do total e uma queda de 36,1% sobre as 8.409 carrocerias feitas nos 12 meses de 2020.
Os rodoviários somaram 3.281 unidades, 26,54% do total e aumento de 5,74% sobre os 3.103 veículos fabricados em 2020. De micro-ônibus, foram montados 2.398 ônibus, que representaram 19,40%% do total e retração de 33,53% sobre os 3.609 veículos fabricados de janeiro a dezembro de 2020.
De modelos intermunicipais, saíram da linha de montagem 1.280 ônibus, 6,8% a mais que em 2020 (1.199 unidades), representando 10,36% em todo o setor, e de mini-ônibus foram 29 carrocerias, enquanto em 2020 não foram produzidos estes modelos, segundo a Fabus.
A Marcopolo manteve sua liderança no ranking das encarroçadoras, com 4.577 ônibus produzidos de janeiro a dezembro de 2021, seguida pela Caio, com 2.860 veículos. A Mascarello fabricou 1.687 ônibus, a Comil 1.155, a Neobus 806, a Carbuss (Busscar) 762 e a Irizar 514 veículos.
Exportações–
Para o mercado externo foram enviados 2.449 ônibus, o que inclui 1.344 rodoviários, 858 urbanos, 196 micro-ônibus e 39 intermunicipais e modelos PKD (chassis). Este resultado representou uma queda de 18,83% na comparação com os 3.018 veículos que foram exportados no mesmo período de 2020.
A Marcopolo vendeu para o mercado externo 1.274 ônibus de janeiro a dezembro de 2021, a Irizar 513, a Caio Induscar 243, Comil 202, a Carbuss (Busscar) 128 e a Mascarello 77, segundo a Fabus.