Technibus – Como tem sido a atuação do Banco Mercedes-Benz para o setor de ônibus?
Marcello Larussa – O Brasil é um país estratégico para nós, e manter nossa posição de liderança é essencial para a saúde dos negócios. Somos o principal financiador de veículos da marca Mercedes-Benz no país, inclusive no segmento de ônibus, uma vez que o Banco Mercedes-Benz responde por sete entre cada dez veículos deste tipo financiados no Brasil.
Technibus – Os efeitos negativos da pandemia no setor de transporte coletivo (urbano e rodoviário) começam a dar sinais de enfraquecimento. Isso já se reflete nos negócios do banco?
Marcello Larussa – Mesmo com a pandemia, continuamos a financiar ônibus, porque temos como meta apoiar a todos os negócios da Mercedes-Benz. Nos mantivemos ainda mais próximos e procuramos realizar todos os financiamentos possíveis, porque sabemos que a parceria com a fábrica se tornou ainda mais importante e necessária neste momento tão difícil. Seguimos reforçando nosso alinhamento a cada dia.
Technibus – As empresas do setor estão voltando a renovar frota? Que segmentos têm mostrado maior aquecimento?
Marcello Larussa – O principal segmento que deu sustentação aos negócios de ônibus no período foi o fretamento. Devido à exigência de empresas por distanciamento na atividade e no transporte de seus funcionários, as empresas de fretamento tiveram que ampliar suas frotas. Adicionalmente, o fretamento já estava em uma fase de renovação importante, com veículos novos equipados com ar-condicionado e wifi. Esta tendência, adicionada à exigência do distanciamento, fez com que o fretamento tenha sido o segmento de maior importância no período.
Technibus – O Banco Mercedes-Benz deve lançar alguma novidade para o segmento de ônibus?
Marcello Larussa – O nosso olhar para a busca de condições diferenciadas e que atendam às expectativas do setor é contínuo. O Banco Mercedes-Benz possui um dos mais completos portfólios de produtos para apoio ao setor de ônibus, como o tradicional CDC, CDC Decrescente, além dos produtos BNDES Finame e o próprio Refrota (linha de crédito destinada a financiar a renovação ou ampliação das frotas de ônibus urbanos no país), e trabalhamos constantemente na busca de soluções que atendam às demandas do mercado.
Technibus – Como será a atuação da instituição no que se refere à mobilidade elétrica?
Marcello Larussa – Entendemos que o ônibus elétrico veio para ficar. É um caminho sem volta e temos todo o interesse em prover soluções financeiras para possibilitar que seja adotado em larga escala no Brasil. O ônibus elétrico é um veículo que abre um novo mercado com muitas mudanças em relação ao mercado de ônibus convencionais. Estamos estudando fortemente com a montadora alternativas de financiamento e uma nova modelagem de negócios financeiros para oferecermos o melhor aos nossos clientes.
A eletrificação dos veículos comerciais é um desafio não somente para a indústria, mas também para os bancos que atuam nesse setor, já que outros elementos, além dos veículos, serão objetos do investimento – como, por exemplo, a estrutura de carregamento das baterias e outros serviços agregados. Trata-se de um novo modelo de negócio, que irá requerer produtos financeiros adequados e relativamente diferentes dos produtos que o mercado dispõe hoje. Sabendo disso, estamos trabalhando em soluções que atendam essas novas necessidades.
Technibus – Qual a importância de eventos como a Lat.Bus Transpúblico 2021 para o reaquecimento do mercado de ônibus e do transporte coletivo?
Marcello Larussa – Eventos como a Lat.Bus Transpúblico reúnem fabricantes, fornecedores, entidades do segmento de ônibus, entre outros players, para mostrar ao mercado as suas novidades. Em outras palavras, a Lat.Bus é uma importante oportunidade para reunir a cadeia que envolve o segmento de ônibus para discussões e apresentações de novidades. A Lat.Bus é, sem dúvidas, um termômetro do mercado, uma vez que promove apresentações e discussões de alto nível sobre tecnologias e legislação, que são importantíssimas para o desenvolvimento do segmento de ônibus.