Com foco no planejamento e controle da compra do óleo diesel, usando uma solução inteligente de monitoramento do custo desse combustível, para gerar eficiência financeira às empresas de ônibus, a startup Combudata levou a melhor nas apresentações (Pitch Day) da etapa final do III Desafio Coletivo, realizada na manhã desta quinta-feira (23), durante o último dia do Seminário Nacional NTU 2021 e Feira Lat.Bus e Transpúblico.
“Desenvolvemos um software que permite as empresas negociar o combustível sem se limitar só ao preço”, destacou Daniel Corella, CEO da Combudata. Corella informou que a startup já tem 300 milhões de litros de combustíveis analisados e assegurou que as empresas de ônibus que aderirem ao software terão controle sobre a compra do diesel. Atualmente, segundo a NTU, o combustível representa 26% dos custos totais do setor de transporte coletivo urbano.
Além da vencedora Combudata, outras duas startups, a Eco.milhas e a Wifi Wiz, segunda e terceira colocadas, respectivamente, também serão pré-incubadas pelo programa de inovação da NTU. Com solução multimodal e sistema que entrega milhas e os reverte em benefícios para as empresas de
ônibus, Lucas Nicoleti, CEO da Eco.milhas, comentou: “Na prática, combinamos dados de mobilidade com dados de consumo”, destacou. A proposta de valor da Eco.milhas é recompensar usuários de mobilidade sustentável ao compensar emissões de empresas por meio de um sistema de milhas urbanas.
No caso da terceira colocada, a startup Wifi Wiz, o objetivo é gerar renda extra para quem utiliza o roteador wifi (empresas de ônibus, por exemplo), segundo explicou o CEO, Giancarlo Boaron. “Nós geramos rendas extras e benefícios com redes wifi da Wiz.”