A Lat.Bus Transpúblico 2021 – Feira Latino-americana do Transporte – realizada em conjunto com o Seminário Nacional NTU, terminou no dia 23 de setembro com saldo positivo. Segundo Marcelo Fontana, diretor executivo da OTM Editora e co-organizador do evento, durante os três de dias de discussões em plataforma online foram cadastradas 2.815 pessoas e 2.357 assistiram ao conteúdo ao vivo, tendo 84% de adesão.
Foram realizados 1.195 downloads de conteúdo, 4.082 trocas de cartão, 582 de mensagens e houve 3.323 visualizações de conteúdos on demand no auditório de apoio. O evento também contou com a participação de mais de 200 pessoas de 30 países e, durante a entrevista coletiva virtual de imprensa, participaram 330 jornalistas.
Otávio Cunha, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), destacou o desafio de construir essa grande plataforma para realizar um evento totalmente virtual. “Foi um evento de muito êxito, não somente pelo número de representantes, mas pelo conteúdo e os resultados apresentados.”
O presidente da NTU citou o novo projeto de Lei (PL 3278/2021), apresentado dia 22 pelo senador Antonio Anastasia, que atualiza e moderniza o marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana, com novas diretrizes para o transporte de passageiros no Brasil. “Existe de fato uma intenção, um objetivo único de se buscar uma solução inovadora e definitiva na melhoria da qualidade do transporte público a ser oferecido ao cidadão comum. Esperamos que ele seja aprovado e aprimorado ao longo dessa discussão legislativa e sancionada pela presidente no próximo ano”, disse Cunha.
“Estão lançadas as bases para se propor um serviço cuja tarifa seja módica para o usuário, que tenha sustentabilidade para quem presta o serviço e remuneração justa para quem opera. Tudo isso, combinando com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade do transporte público.”
O futuro do transporte coletivo
O Seminário Nacional NTU discutiu os temas mais relevantes para a mobilidade sustentável e para a melhoria do transporte público do país. No debate sobre o novo marco legal do setor, foram discutidas as medidas necessárias para reabitar o sistema nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), capazes de reestruturar, recuperar e viabilizar o transporte público urbano no cenário pós-pandemia. Novos modelos de financiamento também foram abordados no encontro.
Os impactos da pandemia na mobilidade e as ações de enfrentamento adotadas, o desequilíbrio entre a demanda e a oferta dos serviços de transporte coletivo, os prejuízos acumulados neste período de crise, além das medidas emergenciais e soluções adotadas pelo poder público e
empresas operadoras também foram levantadas pelos especialistas e gestores convidados. Outro aspecto importante é relativo à reforma tributária e como ela poderá favorecer o setor.
A Abrati reuniu diversos profissionais da cadeia do turismo para mostrar o papel do segmento rodoviário de linhas regulares na democratização da receita do turismo doméstico e como as empresas operadoras podem se engajar nesta cadeia para atuar nestes nichos de mercado.