Márcia Pinna Raspanti
A viação Águia Branca anunciou o início das operações do seu novo ônibus, o Águia Branca G8. A empresa adquiriu seis modelos Paradiso Double Decker da Geração 8, que irão circular entre Rio de Janeiro e São Paulo, a partir de 16 de setembro, e em breve, também entre Vitória (ES) e Rio de Janeiro.
O presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe, destacou que a apresentação de um novo modelo é importante neste momento em que o mercado começa a se recuperar. “Vivemos um grande desafio. A empresa desenvolveu novos planos e estratégias para estimular o mercado e incentivar o passageiro a voltar a viajar de ônibus. Esse movimento já começou”, avaliou.
Chieppe disse que parte da frota da empresa ainda está parada, mas que até o final do ano o movimento deve se normalizar. Segundo o executivo, entre março e abril de 2020, no ápice da crise sanitária, apenas 15% da frota estava em circulação. “Hoje, estamos com 65% das operações, em comparação a 2019, e devemos chegar a 90% em novembro. Estamos bastante otimistas.” O grupo Asa Branca conta com 850 ônibus e todos os anos a empresa faz a renovação anual de 10% da frota, em média.
A venda de passagens online também cresceu significativamente desde 2019, quando passaram a ser usados no Brasil os bilhetes de passagens eletrônicas (BPe), que não precisam ser impressos antes do embarque. “Antes, o e-commerce de passagens representava cerca de 10% de nossas vendas; agora, 40% das passagens são eletrônicas. Em regiões como Rio de Janeiro e São Paulo, esse índice chega a 60%”, explicou Chieppe.
Geração 8
Lançado em julho deste ano pela Marcopolo, o G 8 faz parte da nova linha de veículos da marca. Além da Águia Branca, 40 empresas já compraram os novos veículos, sendo que metade dos modelos vendidos são Double Decker, de acordo com a Marcopolo.
James Bellini, CEO da Marcopolo, informou que a nova linha foi adquirida por empresas de diferentes portes, com grandes grupos como a própria Águia Branca, a Viação Garcia e o grupo Guanabara, mas também por empresas menores. “Muitos operadores com foco no turismo estão comprando o G 8. A expectativa é de que o final do ano seja bem mais positivo para o setor. A demanda está relativamente aquecida. Já estamos vendendo a Geração 8 para 2022. A carteira de 2021 já está completa”, disse.
Para a CEO da Águia Branca, Paula Barcellos Tommasi Corrêa, o momento representa um marco na história da empresa e expressa o compromisso com os passageiros.
“Completamos, recentemente, 75 anos de experiência no mercado de transporte de passageiros e sentimos um imenso orgulho em poder conectar mais de nove milhões de pessoas ao longo de 700 localidades brasileiras. O pioneirismo é uma forte característica que nos acompanha desde o início da jornada e dessa vez não seria diferente. O futuro chegou e chegou primeiro na Águia Branca”, pontuou.