Caio apresenta a nova geração do Apache VIP

Após 20 anos do lançamento do modelo de motor dianteiro, a Caio traz para o mercado sua versão mais recente, com novo design e mais espaço interno

A Caio, que completa 75 anos de marca e 20 anos sob administração de um novo grupo gestor, também comemora duas décadas de lançamento do sucesso que alavancou a nova fase da marca: o ônibus urbano Apache VIP, que ganha nova versão em 2021.

“Foi um trabalho multiáreas, que aliou o know-how de 75 anos de tradição da marca com a intensa busca por conhecer as necessidades e oportunidades de melhoria do produto, resultando em um modelo que traz ainda mais benefícios aos nossos clientes. Queremos continuar fazendo a diferença no transporte coletivo de passageiros e acredito que o novo Apache VIP permanecerá cumprindo essa missão com sucesso”, detalha o diretor comercial e de marketing, Paulo Ruas.

O diretor industrial, Maurício Lourenço da Cunha, complementa: “Quem tem um ônibus Caio em sua frota conhece a qualidade superior que entregamos. E sempre queremos entregar mais e mais soluções, porque a melhoria contínua está no DNA da marca. Ao longo das gerações do Apache VIP, por exemplo, fomos desenvolvendo novas soluções e aprimorando materiais para que o veículo tivesse sempre uma performance acima da média para nossos clientes”.

“Hoje podemos celebrar as quatro gerações e dar as boas-vindas para a quinta geração do Apache VIP, que mantém a força da marca Caio e de nosso produto mais vendido”, ressalta o gerente nacional de vendas, José Gildo Vendramini.

Vários itens do novo Apache VIP foram desenvolvidos por empresas que fazem parte do Grupo Caio, como Fiberbus (peças de fibras e compósitos), Inbrasp (fabricante de peças de plásticos automotivas), Tecglass (fabricante de vidros temperados) e GR3 (centro de distribuição de alumínio).

Segundo o fabricante, a funcionalidade é um dos pontos de destaque do Apache VIP, com itens repensados para oferecer ainda mais durabilidade, facilidade de manutenção e economia. Um exemplo são os para-choques traseiro e dianteiro tripartidos, com as ponteiras redimensionadas para facilidade na manutenção.

“O acesso ao itinerário também foi otimizado e agora a manutenção pode ser feita pela parte interna do ônibus, de maneira mais rápida e fácil. A central elétrica teve seu espaço ampliado; com isso, melhoramos o acesso à manutenção e ganhamos mais espaço para inserir componentes de tecnologia embarcada. Cada componente foi estudado e agregado ao modelo, pensando na praticidade e na redução de custos que envolve um veículo parado na garagem para manutenção”, explicam os gerentes de engenharia, João Roberto dos Santos, e de métodos e processos, Anthony Espitia.

O conceito das caixas de porta, separadas da cortina de vento, tornou o item ainda mais leve e de fácil acesso à manutenção e limpeza. O mesmo conceito se aplica ao duto de ar condicionado, com placas removíveis.

Novo design

O design externo foi totalmente redesenhado, ganhando linhas mais marcantes e limpas. “O novo Apache não perdeu a essência da geração anterior. Se você olhar a dianteira do veículo, irá imediatamente fazer a associação. Nossa equipe priorizou manter esse mesmo conceito, para que a identificação fosse mantida. Nesta atualização, também fizemos uma homenagem à primeira geração do Apache VIP, aplicando no logotipo o mesmo tom de dourado usado há 20 anos”, conta o gerente de design, Roberto Barduco.

O conjunto óptico dianteiro em full led traz a assinatura exclusiva da marca Caio, primeira fabricante a utilizar este item no mercado de ônibus urbano. O layout das grades também traz formato exclusivo.

A lanterna traseira, também em led, possui efeito homogêneo e desenho que envolve as laterais. Os espelhos retrovisores estão mais robustos e o para-brisa, com nova curvatura, oferece melhor visão para o motorista. As portas de acesso foram reposicionadas, para melhor alinhamento com a lateral da carroceria, proporcionando ganho estético e de espaço interno.

Mais espaço –

O Apache VIP teve um ganho de 50 mm de largura externa, passando de 2500 mm a 2550 mm e 70 mm de espaço interno, passando de 2.360 mm a 2.430 mm, possibilitando maior lotação. Essa melhoria, resultado de testes estruturais e de materiais, não impactou no peso do veículo, que se manteve o mesmo comparado à geração anterior.

Os testes estruturais foram realizados de forma digital, com uso de inteligência artificial e em campo de provas, comprovando a eficiência da estrutura do Apache VIP.

As poltronas trazem novos padrões de cores e texturas, em materiais que permitem rápida e eficiente higienização. Nos itens internos, foram incorporadas novas tonalidades, seguindo o novo conceito das cores de transição, definição surgida na Europa com o objetivo de tornar mais clean e visualmente mais confortável, o ambiente interno dos veículos usados no transporte urbano.

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