Sonia Moraes
A Mercedes-Benz do Brasil vai exportar dois ônibus do modelo OF 1730 para a TPP (Transporte Personal Peruano), empresa responsável pelo transporte de trabalhadores. Os veículos têm carroceria Irizar I6 de 12,8 metros de comprimento e começarão a rodar em junho em uma das rotas mais severas da América Latina, ligando a capital Lima à região de Inmaculada em Ayacucho, situada a 5,2 mil metros acima do nível do mar e onde se concentra o trabalho das mineradoras.
“Este é mais um excelente resultado do nosso trabalho em oferecer produtos que buscam o bem-estar e a segurança dos passageiros”, afirma Jens Burger, diretor geral do centro regional Daimler América Latina. “Com os chassis da Mercedes-Benz, nós sempre buscamos promover uma solução completa aos nossos clientes, prezando pela qualidade e conforto no transporte dos usuários nas mais diferentes rotas. Ainda mais pelo nosso continente, onde os ônibus passam por regiões montanhosas e em elevadas altitudes.”
Os ônibus foram adquiridos por meio da Divemotor, representante do Grupo Daimler no país, o que possibilitou a negociação. O chassi OF 1730 para transporte de fretamento traz em sua composição piloto automático, freio ABS, retarder Telma, top brake e caixa de câmbio mecânica ZF 1550 de seis marchas. O veículo de 18 toneladas tem motor Euro 5 OM 926 LA de 300 cv, suspensão metálica, preparação para ar-condicionado e tacógrafo eletrônico.
A carroceria Irizar I6 dispõe de 44 poltronas, banheiro com operação touch, sistema automático de renovação de ar e calefação de piso, reutilização da água do ar-condicionado e o purificador de ar Eco3 que aumenta a concentração de oxigênio, promovendo a desinfecção de bactérias e vírus como a Covid-19.
Para Dany Leiva, gerente geral da TPP, a decisão de comprar os ônibus da marca se deu pelo objetivo de inovar em prol do fornecimento de ônibus com segurança elevada e mais qualidade no transporte de pessoas.
“Após toda a atenção que nós recebemos da Mercedes-Benz, chegamos à conclusão de que não haveria veículos melhores para compor a nossa frota, trazendo essa grande novidade para nossa empresa. Entre os trajetos de ida e volta, os funcionários viajam cerca de 40 horas. Portanto, a segurança, o conforto e a qualidade no transporte foram fatores primordiais para a compra dos novos ônibus. E além disso, com todo o suporte e confiança que nós construímos com a Mercedes-Benz, temos o plano de estendermos o serviço de fretamento para outros segmentos no futuro”, diz Leiva.