Sonia Moraes
As encarroçadoras de ônibus registraram aumento de 3,2% na produção de ônibus em maio, com 1.148 veículos, na comparação com os 1.113 ônibus fabricados em abril deste ano.
No acumulado de janeiro a maio de 2021, a produção de 5.268 carrocerias de ônibus foi 15,6% inferior ao mesmo período de 2020, quando foram fabricados 6.242 veículos, segundo dados divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
No acumulado de janeiro a maio, os modelos urbanos tiveram maior representatividade na produção de carrocerias, com 2.021 veículos, 38,36% do total, mas ficou 42,7% abaixo dos 3.533 veículos montados no mesmo período de 2020.
Os micro-ônibus somaram 1.521 unidades, representando 28,87% de tudo que foi produzido pelas empresas e um crescimento de 54,6% sobre os 984 veículos fabricados nos cinco meses de 2020. Os rodoviários acumularam 1.090 ônibus, tendo 20,6% de representatividade na produção e queda de 19,32% sobre janeiro a maio do ano passado, que registrou 1.352 veículos.
Os modelos intermunicipais tiveram 632 veículos montados, 12% do total e aumento de 69,1% na comparação com os 373 veículos fabricados de janeiro a maio de 2020. De mini-ônibus foram produzidos quatro veículos até maio, enquanto nos cinco meses do ano passado não houve produção deste modelo.
A Marcopolo produziu 2.073 carrocerias de ônibus de janeiro a maio, a Caio Induscar 995, a Mascarello 787, a Neobus 564, a Comil 447, a Carbus (Busscar) 254 e a Irizar 148.
Exportação-
Nas exportações, as encarroçadoras tiveram fraco desempenho e acumularam, de janeiro a maio, queda de 21,3%, com o embarque de 800 ônibus – 465 rodoviários, 242 urbanos, 64 micro-ônibus e 29 intermunicipais –, ante os 1.017 veículos que foram vendidos no mercado externo nos cinco primeiros meses de 2020.
A Marcopolo exportou 510 ônibus de janeiro a maio de 2021, a Irizar 147, a Carbuss (Busscar) 63, a Comil 53, a Mascarello 19 e a Caio Induscar oito veículos, segundo a Fabus.