O Moovit , uma empresa Intel, divulgou que o aplicativo passa a contar com um novo recurso para informar em tempo real a lotação de ônibus, metrôs e trens e seus pontos, terminais e estações. A funcionalidade usa como base alertas fornecidos e confirmados pelos próprios usuários de forma colaborativa.
O recurso faz parte da versão 5.70 do aplicativo. A funcionalidade estará disponível nas 3,4 mil cidades em 112 países em que o Moovit está presente, incluindo todas as capitais e 400 cidades no Brasil. As informações sobre lotação estarão disponíveis em ônibus, trens, metrôs, VLT, barcas e todos os modais de transporte público exibidos no aplicativo.
Segundo a empresa, o reporte sobre a lotação é feito de maneira simples e intuitiva:
- Em pontos, terminais e estações: ao selecionar uma estação no Moovit, o usuário deve clicar no botão Reportar no inferior da tela, depois em “Reportar Condições do Serviço”, depois então em “Lotação” para selecionar um nível. Estarão disponíveis quatro opções: Vazio/Não lotado, Um pouco lotado, Lotado ou Muito lotado. A informação será exibida para os demais usuários que visualizarem a estação pelos próximos dez minutos – ou até alguém atualizá-la.
- Em ônibus, metrôs e trens: ao selecionar uma linha, o usuário deve clicar no botão Reportar e seguir as orientações na tela, em um processo bem semelhante com as estações. Há três opções para indicar a lotação do veículo: assentos disponíveis, apenas em pé ou muito lotado. A informação também será exibida para os demais usuários pelos próximos 10 minutos – ou até alguém atualizá-la – nas telas de rotas sugeridas, direções, estações ao redor e informações da estação.
- Validando ou atualizando informações: para quem usa celulares Android será possível confirmar ou atualizar as informações publicadas por outros usuários. Quando um relatório for exibido junto à estação, quem estiver próximo poderá confirmar (✓) ou rejeitar (X) a informação que está na tela. Ao clicar no X, o usuário será convidado a atualizar o status para que reflita a situação atual. Esta função estará disponível no iOS em algumas semanas.
“Já temos uma bem-sucedida experiência no uso de conhecimento colaborativo com a Comunidade Mooviter, uma rede de 720 mil editores voluntários que nos ajudam a mapear, atualizar e checar informações em todo o mundo. Mais uma vez, acreditamos neste senso de comunidade para que os milhões de usuários do Moovit ajudem uns aos outros a terem uma melhor experiência no transporte público”, aposta Yovav Meydad, Vice-Presidente de Marketing e Expansão do Moovit.