A BYD entregou à companhia municipal de transporte de Madri, a EMT Madrid, 30 ônibus elétricos BYD, antes da data programada. Esses ônibus fazem parte do maior pedido de ônibus elétricos já feito pela Espanha, segundo a fabricante.
Em maio de 2020, a BYD já havia entregue 15 ônibus elétricos de 12 metros, para a EMT Madrid – a primeira vez que a empresa forneceu veículo à capital espanhola. Desde que entrou em operação, a frota de 15 ônibus elétricos da BYD, já ultrapassou 300 mil quilômetros, reduzindo a emissão de CO² na capital em aproximadamente 300 toneladas.
Com a chegada dos 30 novos veículos, serão 45 ônibus elétricos BYD operando pela EMT Madrid – um dos maiores operadores de transporte público da Espanha, com uma frota de cerca de 2.000 veículos que circulam em uma rede de 218 rotas. A frota de veículos BYD está substituindo os velhos ônibus a diesel da empresa, ao mesmo tempo em que contribui significativamente para um ambiente mais limpo na cidade.
A BYD já comercializou mais de 700 ônibus elétricos de 12 metros na Europa, que estão em operação em toda o continente, tanto nas regiões quentes e áridas da Península Ibérica quanto no frio extremo do norte da Escandinávia.
“A operação destes ônibus elétrico BYD demonstra um progresso significativo em direção ao nosso principal objetivo em Madri: a eliminação da frota movida a diesel até 2023, com 100% de nossos veículos operando de forma limpa e dentro da atual estrutura da estratégia de sustentabilidade ambiental, a Madrid 360”, declarou Carlos Sierra, o diretor de serviços de transporte da EMT Madrid.
“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido antecipar nosso cronograma de entrega para a EMT Madrid”, disse Joaquín Bellido, diretor de vendas da BYD na Ibéria. “Nossas eficientes técnicas de produção e a grande capacidade de cooperação dentro de nossa cadeia de suprimentos nos permitiram superar as expectativas dos clientes. É muito encorajador ver grandes operadores de transporte público como a EMT Madrid se empenhando para adotar soluções de mobilidade elétrica. Estou muito feliz pela BYD fazer parte dessa jornada, além de estar na vanguarda do desenvolvimento de energias limpas e ajudando a fornecer solução de infraestrutura sustentáveis para o transporte público na Europa”, completou.