72% dos passageiros avaliam positivamente o BRT Sorocaba

A apuração, que foi realizada pela ANTP em parceria com Cittamobi, mostrou que quesitos como rapidez, conforto e segurança tiveram índices de satisfação acima de 80%

O serviço de transporte coletivo ofertado pelo BRT Sorocaba é considerado ótimo ou bom para 72% dos passageiros que utilizam o sistema. Isso é o que indica o resultado da Pesquisa Sensor encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi.

Por meio de uma “enquete eletrônica” via aplicativo Cittamobi, plataforma que concentra a base de dados de passageiros de Sorocaba, 188 avaliações foram respondidas sobre a experiência em usar o BRT.

Para 84%, a rapidez nos deslocamentos é considerada ótima ou boa. Um exemplo que evidencia a agilidade da operação é a linha D200 que encurtou o tempo de viagem da zona norte para o sul ou vice-versa. A viagem do bairro Vitória Régia ao Campolim passou de 80 minutos para 55. Uma redução de 25 minutos de trajeto. Com isso, os passageiros estão economizando mais tempo nos deslocamentos e têm a possibilidade de programar melhor.

“Saber a visão do usuário nos faz avançar a cada dia e nos ajuda a sanar pontos de fragilidade priorizando o que realmente irá suprir a demanda. Ter o feedback é fundamental para a melhoria contínua do sistema. Tudo é feito para atender o público da maneira mais elevada e os resultados dessa pesquisa confirmam a qualidade do trabalho e a infraestrutura que estão sendo ofertados para a cidade”, enfatiza Manoel Ferreira, diretor de operações da Concessionária BRT Sorocaba. 

Questionados sobre o conforto, 96% avaliaram como ótimo ou bom. Hoje, os sorocabanos têm acesso a 80 novos veículos, sendo 59 tipo padron com 12,5 metros e 21 superarticulados com 23 metros. Toda frota possui maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos.

Outro destaque analisado foi o fator segurança. Para 86% dos participantes, a segurança foi classificada como ótima ou boa. Além das benfeitorias de estrutura de todo sistema, o passageiro tem a tranquilidade de realizar os deslocamentos em um ambiente com sistema de monitoramento nos veículos, estações, vias e terminais que totalizam 1,1 mil câmeras. O que representa mais de 1.000.000 m² de área assistida, oferecendo mais segurança para a população. Todos esses locais são controlados pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e espelhados na Urbes – Trânsito e Transporte.  

De acordo com Paulo Fraga, CEO do Cittamobi, ter a possibilidade de realizar essa pesquisa evidencia a força do aplicativo como ferramenta digital para comunicação mais rápida com o passageiro. O usuário do transporte coletivo é o nosso público e para ter eficiência na comunicação é muito importante saber quem são, o que o sistema está acertando e o que pode melhorar. Com as informações coletadas, a Concessionária poderá realizar ajustes ou reforçar ações na operação. Quanto mais informação acessamos, mais rápido podemos solucionar”, frisa.

Veja também

Por