Marcopolo e Scania fornecem à Turis Silva ônibus movido a GNV

Segundo informações da Scania, essa é a primeira versão rodoviária movida a gás natural veicular (GNV) dedicada ao segmento de fretamento

A Turis Silva, operadora de transporte da região sul do Brasil, recebeu o primeiro ônibus rodoviário movido a GNV e biometano para fretamento no país. O ônibus Marcopolo Paradiso 1050, com chassi Scania K320 4×2, conta com diferentes soluções da plataforma Marcopolo BioSafe, como sanitário e sistema de ar-condicionado com lâmpadas UV-C para desinfecção dos ambientes; cortinas com material antimicrobiano, e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso.

O Paradiso 1050 desenvolvido para a Turis Silva tem capacidade para transportar 44 passageiros, em poltronas semileito. “Com sistema de áudio e vídeo, o modelo se destaca pelo elevado padrão de conforto, comodidade e segurança que oferece para os usuários, além de menores custos operacional e de manutenção para o operador”, informou Leandro Sodré, gerente nacional de vendas da Marcopolo. O modelo K 320 4×2 será operado no transporte de colaboradores da usina de aços especiais da Gerdau, localizada em Charqueadas (RS).   

O lançamento do ônibus a gás estava programado para o fim de 2020, mas teve que ser adiado por causa da pandemia da Covid-19. O veículo está em fase final de certificação e homologação e a expectativa da Scania é que entre em operação no primeiro quadrimestre deste ano.  

Os ônibus a gás estão equipados com motor Euro 6 e a autonomia será de 300 quilômetros, segundo a Scania. Caso seja necessária autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.  Nesta nova linha de ônibus não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. 

Segundo o gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Fábio D´Angelo, essa é a primeira versão rodoviária dedicada ao segmento de fretamento. “Temos perspectivas não só de operadores, mas de clientes contratantes. Assim como acontece com caminhões, os embarcadores vêm demandando soluções sustentáveis em sua cadeia logística. Os provedores de transporte estão sendo levados a comprar caminhões GNV e já existe esse movimento também para o transporte de fretamento”, explicou.

“Empresas com grande número de colaboradores, que têm notoriedade e compromisso com meio ambiente, vêm buscando alternativas ao diesel. Alguns operadores de fretamento já nos demandaram um ônibus a gás para o transporte de fretamento. Estamos trabalhando com isso e até o final do ano vamos lançar o produto”, completou o executivo.

Além dos benefícios ambientais, o ônibus movido a GNV proporciona também economia no custo operacional. O fabricante explica que existe ainda interesse das distribuidoras de gás em fomentar a demanda da utilização do combustível.

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