Technibus – Quais as principais tendências em tecnologia para mobilidade?
Valmir Colodrão – É um tema muito abrangente, além disso, o mercado está muito abalado pela pandemia, mas as empresas devem enxergar os passageiros como clientes e precisam descobrir quem são eles, como se movimentam para oferecer serviços diferenciados. Uma grande camada da população que não utiliza o transporte coletivo tem condições de migrar do automóvel para o ônibus, também temos que oferecer maior comodidade nos meios de pagamentos que hoje ainda são burocráticos. Não adianta investir apenas na modernização dos ônibus, todo ecossistema também deve ser melhorado. O transporte sob demanda traduz parte dessa necessidade e passa a ser uma boa alternativa.
Technibus – Como a pandemia afetou o setor de transporte urbano de passageiros? Os operadores têm buscado a tecnologia para superar a crise?
Valmir Colodrão – Afetou drasticamente, pois houve uma redução muito grande no número de passageiros transportados, além disso, para manter o distanciamento, o governo exigiu que as empresas disponibilizassem mais ônibus nas linhas, mesmo transportando menos passageiros, com isso, a conta não fecha. Houve redução de faturamento em todos os nossos clientes, muitos deles com redução de até 90%.
Como acontece em todas as crises, os empresários só têm ações sobre os custos, mas como essa crise está sendo uma das maiores que já enfrentamos, houve uma paralisação geral nos investimentos e uma grande busca por redução dos custos. Para minimizar os riscos da pandemia, os empresários ainda tiveram que investir em limpeza dos veículos, disponibilização de álcool em gel, aumentar o pessoal da limpeza. A preocupação imediata é sobreviver.
Existe uma grande busca por automatização e “digitalização” de atividades e processos para melhorar a performance e ganhar produtividade.
Technibus – O senhor acredita que o transporte por demanda irá se popularizar no Brasil? Por quê?
Valmir Colodrão – O transporte sob demanda é uma necessidade e desperta muita curiosidade das empresas para as quais apresentamos a plataforma, pois enxergaram uma possibilidade de trazer de volta os passageiros que passaram a utilizar os carros. A ideia não é competir com os ônibus, mas aumentar e facilitar a migração de um público específico. Acredito que o transporte sob demanda, será uma ótima opção para quem deixou de andar de ônibus e migrou para os carros de passeio e carros por aplicativos.
Technibus – Como tem sido a parceria entre a Praxio e a UBus (uma plataforma de transporte sob demanda)?
Valmir Colodrão – A parceria está sendo ótima, pois como atuamos em todo o Brasil, estamos tendo a oportunidade de participar da mudança da mobilidade, além disso, somos especializados em tecnologia e a plataforma UBus fala a nossa língua. Neste mês de dezembro, iniciamos a operação do UBus na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e estamos ansiosos em poder compartilhar essa experiência para as empresas que já apresentamos a plataforma.
Existe certo receio das empresas em adotar a solução, mas agora, poderemos encorajá-las, com informações. Quero deixar claro que o UBus é a plataforma tecnológica, mas o serviço e os clientes, continuam sendo das empresas.
Technibus – Em termos de novos negócios, como deve ser 2021?
Valmir Colodrão – A duração da pandemia ainda é uma incógnita, mas a Praxio sempre investe em inovação, novos produtos e parcerias e isso não mudará, também está nos nossos planos continuar fazendo aquisições de empresas de tecnologia que aumentem o nosso portfólio de produtos e serviços para o mercado de transporte de cargas e passageiros. Continuamos otimistas.
Technibus – A Praxio tem novidades previstas para os próximos meses?
Valmir Colodrão – No dia 30 de novembro, concluímos a aquisição de mais uma empresa e em breve faremos a divulgação. Também lançaremos o 99kote (nosso portal de compra e venda de autopeças e serviços) para peças obsoletas, ou seja, faremos a aproximação dos clientes que tem peças obsoletas com os clientes que precisam comprar essas peças. Isso baixará o custo de estoque e o preço de compra. Vai revolucionar o mercado.