Technibus – Na sua avaliação, qual foi o impacto do protocolo de ações do sistema Transcol durante a pandemia?
Fabio Damasceno – Conseguimos conter a proliferação do vírus. Os casos de morte e contaminação na Grande Vitória caíram mesmo com o número de passageiros aumentando desde o início da pandemia, até chegarmos ao que ocorre hoje, em os ônibus circulam com 70% da ocupação registrada anteriormente. Isso mostra que as medidas sanitárias que tomamos foram efetivas.
A compra do diesel cerca de 15% mais barato do que as empresas conseguiam comprar proporcionou uma economia de R$ 15 milhões ao longo destes meses. Isso possibilitou que as empresas mantivessem o quadro de funcionários e que os cobradores puderam ficar afastados, mantendo o sistema funcionando. O transporte público da Grande Vitória não teve um dia sequer de paralisação.
Também mantivemos a operação em mais de 80%, mesmo nos momentos de menor movimento. Isso ajuda bastante no distanciamento social. Hoje, 100% da frota já está em circulação.
Technibus – As ações foram suficientes para evitar o colapso do sistema de transporte?
Fabio Damasceno – Foi um período muito difícil para o Transcol, mas conseguimos manter a saúde da população e dos nossos funcionários, e o sistema funcionando e sustentável, sem que o transporte público fosse um vetor de transmissão do vírus. Claro, existem ainda ajustes a fazer, existem dívidas, mas conseguimos manter o custo do sistema equilibrado, tomando várias ações que ajudaram as empresas a passarem por esse período com mais tranquilidade.
Technibus – Que medidas o senhor considera mais relevantes?
Fabio Damasceno – O aplicativo ÔnibusGV agora disponibiliza um botão para denúncia de não uso de máscara e de lotação nos coletivos. Outra medida importante foi o lançamento da função Inbus no app que permite aos usuários saberem a lotação dos ônibus em tempo real, por meio de computação embarcada, inteligência artificial e análise computacional por imagem.
Fomos muito cobrados pela lotação dos ônibus nesta pandemia, inclusive pela imprensa. Agora, com essa ferramenta que mostra o horário e a ocupação dos ônibus, as pessoas podem se programar melhor para utilizar o transporte público da Grande Vitória.
O protocolo de saúde pública foi composto por 19 medidas de segurança contra o covid-19, como a distribuição de um milhão de máscaras para todos os passageiros e funcionários, higienização da frota, disponibilização de álcool gel, instalação de cortinas para proteção dos motoristas
O protocolo operacional foi composto por 15 medidas de apoio transporte coletivo, além do afastamento dos cobradores, foi determinado que o pagamento das tarifas seria realizado apenas com cartão, o que resultou numa economia de mais R$ 33 milhões. A criação de campanhas de conscientização, com investimentos mais de R$ 1 milhão por parte do governo, para veiculações em 21 emissoras de televisão, 46 emissoras de rádios, no Estado do Espírito Santo, e nas redes sociais do governo e da Gvbus também foi fundamental para o sucesso do programa.
Technibus – Qual a importância para o poder público e para as operadoras de ter o reconhecimento do Prêmio Destaque do Transporte?
Fabio Damasceno – O prêmio tem uma importância muito grande para nós, que vem incentivar as boas práticas no transporte público, principalmente nos momentos difíceis, como foi o da pandemia, quando tivemos que aprender muito, tendo consciência de cada ação, muita comunicação com a população, com os empresários, com os colaboradores. A premiação vem coroar todo este trabalho que fizemos, mostrando que nós estamos no caminho certo. Claro, ainda há muito a melhorar, não apenas na nossa região, mas em todo o Brasil. Existem saídas para o transporte público ser mais eficiente, ser mais confiável e ser mais atrativo para a população.