Marcopolo lança ônibus rodoviário com espelhos eletrônicos

A nova tecnologia está disponível para todos os modelos Paradiso New G7 e conta com câmeras externas de vídeo de alta definição, instaladas em posições estratégicas para proporcionar a máxima visibilidade para o condutor em quaisquer situações

A Marcopolo apresenta o primeiro ônibus rodoviário com espelho de reflexão virtual (ERV). A nova tecnologia está disponível para todos os modelos Paradiso New G7.

O sistema é composto por câmeras externas de vídeo de alta definição, instaladas em posições estratégicas para proporcionar a máxima visibilidade ao condutor em quaisquer situações – dia e noite claros, com chuva, cerração ou neblina e também durante as manobras de estacionamento.

Segundo Jean Carlo Giacomel Casado, coordenador de engenharia da Marcopolo, a equipe da empresa realizou um estudo para a definição do melhor posicionamento de câmeras na carroceria do ônibus. “O estudo apontou as posições ideais de posicionamento das câmeras e que eliminam os tradicionais pontos cegos e de visibilidade reduzida ou não clara. Assim o motorista pode dirigir com mais segurança, tranquilidade e menor estresse, sobretudo em situações críticas ou difíceis, como debaixo de chuva e durante a noite”, diz.

O sistema possui duas câmeras externas que captam as imagens em tempo real e com alta definição e são visualizadas pelo motorista em duas telas posicionadas dos lados esquerdo e direito no cockpit do veículo. O controle do ERV é acionado no painel de instrumentos, com opções para dia, noite, lado esquerdo e direito e movimentação em ângulo de até 90 graus para visualizar todo o espaço ao longo das laterais do ônibus.

A nova tecnologia ERV também resultou na mudança de posição do suporte externo das câmeras dos lados esquerdo e direito, o que proporcionou uma redução no avanço do conjunto para a frente do veículo, diminuindo suas dimensões totais e facilitando as manobras em locais de espaço reduzido. “Mantivemos a identidade visual dos modelos Marcopolo, elemento de destaque no DNA da linha New G7, conciliando ganhos de manobrabilidade e aerodinâmica”, afirma André Lucena Perondi, coordenador de design.

Por