ANTP lança cartilha sobre mobilidade para as eleições municipais

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) elaborou um documento com diretrizes aos candidatos a prefeito e a vereadores

Para destacar a importância da mobilidade nas eleições e fornecer subsídios aos candidatos para que tratem do tema em suas campanhas, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) desenvolveu uma cartilha que reúne uma série de propostas para a melhoria do setor.

Com o título  Linhas Gerais para um Programa de Transporte Público Eficiente, Barato e com Qualidade para Prefeitos(as) e Vereadores(as), o documento foi estruturado em oito eixos, incluindo transparência, infraestrutura, custeio e financiamento.

“A ANTP acredita em um modelo em que a sociedade tenha um projeto de longo prazo para a mobilidade e a população escolha, entre os candidatos, aqueles que sejam vistos como mais capacitados para gerir esse projeto”, diz o presidente da instituição, Ailton Brasiliense Pires. 

Síntese das propostas de mobilidade nas eleições:
  1. Transparência: Esclarecer a opinião pública sobre os custos e os critérios de cálculo das tarifas, despertando a consciência sobre a necessidade de obter recursos extratarifários para a manutenção do sistema.
  2. Novo modelo de contratação: Corrigir desequilíbrios como a fixação de tarifas abaixo do necessário para cobrir os custos ou a falta de mecanismos adequados de aferição dos serviços prestados.
  3. Infraestrutura: Sistemas inteligentes de transportes pressupõem a aplicação de engenharia a fatores como a prioridade à circulação de ônibus e o planejamento de terminais de transferência, inclusive intermodais.
  4. Custeio: Combater situações que impactam financeiramente o sistema, como linhas ociosas, e criar novas fontes de recursos, a exemplo de pedágio urbano e da contribuição do transporte por aplicativo.
  5. Financiamento: Definir fontes de recursos para viabilizar cada tipo de obra: faixas exclusivas, pavimentação de vias utilizadas por ônibus, corredores centrais de avenidas e implantação de BRT.
  6. Padrões de qualidade: Desenvolver ações para alcançar metas como diminuir o tempo médio das viagens, reduzir a lotação dos ônibus, ampliar o acesso ao transporte e aumentar o índice de satisfação dos usuários.
  7. Comunicação e desenvolvimento social: Divulgar informações essenciais do transporte, promover campanhas educativas e estabelecer canais de diálogo com os passageiros e a mídia.
  8. Ações emergenciais: Agir contra o efeitos da pandemia de covid-19, incluindo o desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos, a redução da demanda e os investimentos para a adoção de novos protocolos.

Acesse AQUI

Fonte: ANTP

Veja também

Por