Allison Transmission lança o sistema híbrido elétrico com emissão zero para ônibus

O eGen Flex será o primeiro produto sob a nova marca Allison eGen, que oferecerá soluções de propulsão elétrica e híbrida elétrica e posicionará a Allison na liderança do futuro

A Allison Transmission  anuncia o lançamento de seu novo sistema híbrido elétrico para veículos com emissão zero (ZEV), o eGen Flex, primeiro produto da nova marca Allison eGen.

O eGen Flex fornecerá às frotas de ônibus propulsão elétrica totalmente desacoplada do motor, com capacidade de operação somente com a energia suplementar, sendo ideal para zonas de emissão zero e operações em locais fechados, além de tornar a área de embarque e desembarque de passageiros um ambiente mais silencioso. A família eGen integrará o portfólio de híbridos e produtos totalmente elétricos da marca, incluindo os eixos elétricos da empresa.

O sistema híbrido elétrico eGen Flex incorpora uma inovadora unidade de acionamento, inversor e sistema de armazenamento de energia recarregável. A unidade de tração inclui uma embreagem de desconexão que permite o desligamento do motor. O inversor tem um pacote aperfeiçoado que inclui melhorias que reduzem suas dimensões e peso.

O inversor agora é arrefecido por água com etilenoglicol, o que elimina as linhas de óleo, diminuindo a complexidade da instalação, reduzindo despesas com manutenção e aumentando o tempo de operação. O sistema de armazenamento de energia incorpora a mais recente tecnologia de titanato de lítio (LTO), que aumenta significativamente a densidade de energia, permite um carregamento mais rápido e autonomia estendida no modo puramente elétrico (motor desligado).  

Com a apresentação do eGen Flex, a Allison oferecerá dois modelos distintos: eGen Flex e eGen Flex Max. O eGen Flex será semelhante em recursos e capacidade ao sistema de propulsão híbrido elétrico Allison H 40/50 EP, mas com os aprimoramentos citados acima. O eGen Flex Max oferecerá propulsão totalmente elétrica por até 16 quilômetros, dependendo do ciclo de trabalho e das exigências de carga dos acessórios. O eGen Flex e o eGen Flex Max serão oferecidos na configuração CertPlus, para a venda nos estados que adotam as normas do California Air Resources Board (CARB).

Similar ao que ocorre com a nomenclatura existente para os modelos 40/50 EP, os eGen Flex e eGen Flex Max também estarão disponíveis nas configurações “40” e “50” tomando por base os requisitos de torque da frota. O ‘Increased Accessory Power 2’ estará disponível para o eGen Flex e será obrigatório para o eGen Flex Max.

O equipamento eletrifica os sistemas de acessórios do veículo, como ar-condicionado e aquecimento, permitindo que operem com o máximo de eficiência com energia limpa e silenciosa, reduzindo as emissões, o desgaste do motor e protegendo o meio ambiente. A Allison está comprometida com os fabricantes de equipamentos originais (OEM) e frotistas de ônibus urbanos no sentido de oferecer suporte ao eGen Flex, que tem seu lançamento comercial programado para 2021.

“Allison entende que existe um interesse significativo na eletrificação”, disse Branden Harbin, Diretor-gerente de Marketing Global da Allison Transmission. “Também entendemos que as frotas estão relutantes em apostar totalmente nessa forma de mobilidade neste estágio inicial. Os comentários dos clientes nos inspiraram a oferecer essas inovações para os ônibus e ônibus urbanos, alternativas que farão uma ponte entre o combustível convencional e as soluções totalmente elétricas.

Autonomia-

O eGen Flex permitirá que as frotas urbanas avaliem as possibilidades da eletrificação e suas necessidades de autonomia, enquanto contam a tranquilidade da ampliação do alcance a diesel, ainda necessário para percursos mais longos, flexibilidade de rota, congestionamentos não planejados ou incapacidade de recarregar baterias.

Investimentos adicionais em infraestrutura serão necessários para que se utilize a capacidade total da operação elétrica. “Com o sistema híbrido elétrico eGen Flex, a Allison continua a construir uma base de soluções de propulsão seguras, sustentáveis e eficientes. Estamos entusiasmados em apresentar a solução de propulsão eGen Flex como parte de nosso portfólio, fornecendo às frotas uma solução inovadora que reduz as emissões de carbono por meio de um perfil aprimorado e consumo de combustível reduzido.”

Desde 2003, a Allison já forneceu mais de 9.000 sistemas de propulsão híbridos elétricos em todo o mundo. Esses sistemas acumularam quase 4,2 bilhões de quilômetros, economizando mais de 1,15 bilhão de litros de combustível e evitando que três milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono entrem na atmosfera. 

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