O Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil) e a Ecobonuz anunciam uma parceria para disponibilizar para os usuários do transporte público um programa de fidelidade que já distribuiu mais de 80 milhões de pontos para usuários de ônibus no país. A solução já começa a receber os primeiros cadastros. De acordo com a startup, mais do que uma estratégia de relacionamento, “a plataforma será uma importante aliada na gestão do negócio, levando mais eficiência e segurança às viagens”.
Ao se cadastrar nos canais oficiais do programa, site ou pelo aplicativo Ecobonuz, o cliente ingressa em uma espécie de game, recebendo desafios personalizados periodicamente. A cada desafio cumprido, a pessoa recebe moedas virtuais (EBZ), que podem ser trocadas por benefícios diversos, como: recarga de celular ou passagens, pagamento de contas (água, luz, telefone) e vale-presentes de mais de 300 marcas do e-commerce. Entre elas, Ali Express, Amazon, Americanas, Carrefour, McDonald’s, Spotify e C&A.
Gestão –
A startup mineira conta com uma equipe dedicada à gestão de big data, que transforma o comportamento do usuário em informações estratégicas, para o aprimoramento do serviço e das políticas públicas de mobilidade urbana. De acordo com a Ecobonuz, esse foi um dos diferenciais que fundamentaram a parceria com o Transfácil.
O consórcio tem se dedicado nos últimos anos ao processo de modernização e mudança de mindset do setor, investindo em soluções que transformem a relação do usuário com o transporte coletivo. “Nós queremos estar cada vez mais próximos de nossos clientes e oferecer a eles uma experiência positiva durante toda a sua jornada no transporte público. Sem dúvida, a Ecobonuz será uma importante aliada nesse processo, pois o usuário tem liberdade e boas opções para trocar seus pontos e, assim, apoiar a gestão de seu orçamento doméstico”, avalia o presidente do Transfácil, Ralison Guimarães.
Inovação –
O executivo destaca que a implantação da solução nesse momento de retomada das atividades pode trazer ainda mais segurança e eficiência para o serviço. “Nos preocupamos com o bem-estar e a segurança das pessoas e acreditamos que com o lançamento da Ecobonuz conseguiremos incentivar alguns comportamentos que contribuem para a prevenção da disseminação da Covid-19 e para a agilidade dos trajetos, como o uso do cartão BHBUS e o estímulo às viagens fora do horário de pico, já que há uma maior flexibilidade por parte das empresas”, afirma Guimarães.
A chegada da Ecobonuz ao sistema de transporte público da capital foi articulada diretamente pela BHTrans. “Estas medidas são muito aderentes às políticas públicas municipais de atrair e aumentar o número de usuários no transporte coletivo. Nós incentivamos esse tipo de solução que tem aplicação simples e agrega benefícios aos usuários, sem trazer ônus financeiros para o serviço de transporte”, afirma Celio Freitas Bouzada, presidente da BHTrans, destacando que a implantação do programa passou pela análise e aprovação prévia do órgão gestor municipal.
Bouzada acredita que o programa de relacionamento está alinhado com o desenvolvimento da mobilidade urbana na capital, que visa garantir a qualidade do serviço e a consequente fidelização dos passageiros. “Precisamos de soluções criativas, que façam a diferença na tomada de decisão sobre os meios de deslocamentos e que, principalmente, traga confiabilidade nos serviços oferecidos. É preciso inovar e reestabelecer um novo modelo de transporte”, avalia.
A Ecobonuz completa dois anos de atuação com um ritmo acelerado de expansão. Atualmente, a solução está presente em linhas do transporte coletivo urbano e rodoviário de mais de 50 cidades mineiras e em outras dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco