A Siemens Smart Infrastructure fechou acordo com a Verkehrs-Aktiengesellschaft Nürnberg (VAG) – empresa responsável pelo transporte público de Nuremberg, Alemanha – para equipar seu novo terminal de eBus com uma infraestrutura de conexão e carregamento de média tensão.
O eBus port da VAG está em construção em Schweinau, subúrbio da cidade alemã, e a previsão é que comece a operar em 2021 com 100% de eletricidade verde. Com 39 vagas de estacionamento será um dos maiores terminais de ônibus elétricos da Alemanha.
A infraestrutura da Siemens suportará o carregamento simultâneo de até 20 ônibus durante a noite ou durante outros intervalos nas operações ao longo do dia. Para conectar o terminal à rede elétrica pública, a Siemens instalará sistemas diversos que incluirão equipamentos de média tensão e transformadores. A energia dentro do depósito será distribuída para as estações de carregamento individuais por meio de aparelhagem de baixa tensão.
O sistema será composto por 20 estações de carregamento Sicharge UC 200. Cada uma delas pode fornecer até 150 kW, alimentando duas vagas de estacionamento por meio de um cabo e conector de carregamento. “Para o carregamento em terminais, é essencial integrar os processos de carregamento à infraestrutura e fluxos de trabalho da melhor maneira possível”, explica Jean-Christoph Heyne, responsável pelas redes futuras da Siemens Smart Infrastructure. “No início, na fase de projeto, analisamos quanta eletricidade está disponível no local e quantos ônibus precisam carregar simultaneamente. Com nosso portfólio, estamos ajudando a VAG Nuremberg a configurar o carregamento elétrico em um de seus primeiros grandes terminais, tanto para flexibilidade quanto para eficiência econômica”, diz Heyne.
Os ônibus elétricos são essenciais para reduzir a poluição do ar e do ruído nas cidades e, assim, melhorar a qualidade de vida. Apenas um eBus viajando aproximadamente 200 quilômetro por dia pode economizar cerca de 60 toneladas de CO2 por ano, mesmo em comparação com os ônibus a diesel mais modernos. Por esse motivo, a eletrificação do transporte público local costuma ser um aspecto essencial das medidas climáticas nas cidades.
“O terminal será o novo lar da nossa frota eBus, que expandiremos sucessivamente nos próximos anos”, afirma Josef Hasler, CEO da VAG. “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Siemens para avançar ainda mais nossa estratégia de mobilidade eletrônica para o transporte público local. Com a experiência da empresa de tecnologia em soluções de rede e de carregamento, podemos projetar o terminal de carregamento para máxima eficiência e garantir alta disponibilidade para nossa frota eBus. A eMobility é o futuro também no setor de ônibus. Carregados com eletricidade verde, os ônibus criam valor real para o meio ambiente, o clima e os cidadãos e contribuem significativamente para a transformação do transporte”, completa Hasler.
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